Türkiye: destino cultural em ascensão

A Türkiye não apenas é um destino muito popular para férias em família, mas também um destino cultural em ascensão para os viajantes com maior poder aquisitivo, graças à sua oferta turística renovada.

Com o objetivo de fomentar esse tipo de viagem, o setor privado turco, em colaboração com o Ministério da Cultura e Turismo, está a desempenhar um papel fundamental na busca pelo sucesso e pela inovação, desenvolvendo produtos com estadias curtas, como eventos internacionais, torneios desportivos e festivais.

Por outro lado, buscando aumentar o número de atrações turísticas, no âmbito do projeto “Legado para o futuro”, o Turismo Turco ampliou as visitas a locais arqueológicos durante todo o ano e o número de escavações para 172, incluindo a região de Bergama.

Destinos durante os 365 dias do ano

Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e Turismo da Türkiye, quer estender a temporada para os 12 meses do ano, atraindo turismo de luxo para as 81 províncias: “As regiões de Mármara e do Mediterrâneo geram quase 80% da receita turística do país. O Egeu representa aproximadamente 10%, enquanto os restantes 10% são distribuídos entre o Mar Negro e outras partes da Anatólia. Um de nossos objetivos-chave é aumentar o número de turistas, a receita e estender o turismo para outras regiões com produtos diversos”.

Mais do que apenas “sol e praia”

A costa do Mar Egeu é um dos lugares onde a Türkiye está investindo cada vez mais: “Apesar do seu potencial, a sua riqueza cultural, as suas costas e natureza, o Egeu não está onde deveria estar no turismo. Portanto, continuaremos nossos esforços para colocar esta costa em destaque na agenda de viagens dos turistas internacionais”, assegura o ministro.

O turismo de luxo, cada vez mais consciente com o meio ambiente, prioriza acomodações com certificados de sustentabilidade. O Ministério da Cultura e Turismo está a desenvolver grandes esforços para impulsionar as certificações de sustentabilidade das instalações turísticas. Avanços significativos foram alcançados nesse sentido, com mais de 16.000 hotéis de um total de 21.000 obtendo com sucesso certificações de sustentabilidade.

Segundo a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Türkiye (TGA), presente em mais de 200 países, “a Türkiye não oferece apenas férias de ‘mar, areia e sol’, mas também oferece 60 novos pacotes com atividades de natureza e aventura, turismo de cruzeiro e turismo desportivo, além de passeios arqueológicos e culturais, rotas religiosas e experiências gastronómicas.

Por exemplo, estabelecimentos em Istanbul, Izmir e Bodrum foram incluídos no prestigiado Guia Michelin. Da mesma forma, as atrações turísticas de Ancara e Górdio experimentaram um aumento notável, sendo incluídas na Lista do Património Mundial da UNESCO.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui