Já está disponível a primeira aplicação que permite planear roteiros de acordo com o estado de espírito do utilizador. A inviita está acessível, numa primeira fase, apenas para iPhone, embora no início do próximo ano Bernardo Vestia, um dos mentores do projeto, acredite que já estarão presentes também em outras plataformas.
Apresentada ao público no passado dia 13 de Outubro, em Lisboa, esta é a primeira app do mundo a poder ser pesquisada na App Store através de emojis, a nova forma de expressar emoções.
O objetivo da aplicação é simplificar o processo de tomada de decisão sobre o que fazer numa cidade, de acordo com o estado de espirito do utilizador. Pode ser utilizada em viagem, mas também para descobrir lugares novos na própria cidade. Na inviita o utilizador define o seu mood (estado de espirito) e a aplicação cria automaticamente roteiros com as mais variadas sugestões. Estes roteiros podem ainda ser personalizados pelo utilizador, basta fazer drag & drop para a timeline e poderá remover e adicionar novos lugares à medida que explora a cidade. Poderá ainda guardá-los no seu perfil, criando um historial de experiências que pode rever e partilhar sempre que quiser.
“Não nos limitamos apenas a dar sugestões com base na localização. Oferecemos ao utilizador um conjunto de experiências e roteiros gerados automaticamente, com base na localização mas também na forma como ele se sente, fazendo-o de forma simples e intuitiva. A integração de uma componente social será a evolução natural do produto, para que a criação destas experiências possa ser feita individualmente mas também em grupo”, refere Joana Baptista, fundadora e CEO da inviita.
O objetivo será atingir os 10 mil utilizadores nos primeiros seis meses, embora nesta primeira fase a aplicação venha a estar muito focada no mercado português.
Disponível em português e inglês, esta app poderá ser encontrada em todos os idiomas possíveis e imaginários, dado que os utilizadores poderão eles mesmos criar os seus próprios roteiros e partilhá-los com amigos na sua língua materna.
Apoiada e desenvolvida pela Vodafone Power Lab, um programa de incentivo à inovação e de apoio ao empreendedorismo, esta aplicação foi já premiada com o primeiro lugar no concurso da Bolsa de Empreendedorismo, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Este ano a inviita foi ainda nomeada como um dos 13 projetos europeus mais inovadores na área do turismo, marcando presença no Travel Innovation Summit, um evento promovido pela Phocuswright.