A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) encerrou em Macau o seu 50.º Congresso, marcando um momento histórico para o setor e reforçando o papel de Macau enquanto plataforma estratégica entre Portugal, China, Europa e Países de Língua Portuguesa.
Com a participação de mais de 1000 participantes, provenientes de 172 voos distintos, o Congresso de 2025 registou a maior participação de sempre, consolidando-se como um dos mais relevantes eventos anuais da fileira turística portuguesa. Dos participantes, 36 seguirão, já nos próximos dias, para visitas a diferentes províncias da China, numa iniciativa conjunta APAVT–Turismo de Macau que aprofunda o posicionamento de Portugal no mercado chinês.
Um dos principais anúncios do Congresso foi a decisão da APAVT de designar Macau como Destino Preferido Internacional da APAVT 2026.
Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT enalteceu que “este 50.º Congresso não foi apenas histórico, foi uma afirmação inequívoca da força e da liderança do Turismo português. Trouxemos a Macau o maior congresso de sempre da APAVT e reforçámos uma parceria que continua a abrir portas ao futuro. Macau é, para nós, a melhor porta de entrada no mercado chinês e queremos continuar a ser, através da APAVT, a porta de entrada de Macau e da China em Portugal e na Europa. Este ano celebrámos o nosso sexto congresso em Macau, encerrámos aqui as comemorações dos 75 anos da Associação e projetámos o futuro com a decisão de tornar Macau o Destino Preferido Internacional da APAVT em 2026. É a prova viva de que esta parceria não quer, nem deve, parar. Saio de Macau com a certeza de que estamos a construir, em conjunto, um caminho sólido, ambicioso e mutuamente benéfico.”
Durante o Congresso, foi apresentado o estudo da EY “Impacto Económico da Distribuição Turística em Portugal”, revelando o setor do turismo em expressivo crescimento. Entre os principais indicadores divulgados, destacam-se:
· 7,6 mil milhões de euros de impacto total no VAB (2024), equivalente a 3% do PIB português, acima dos 2,4% registados em 2022;
· 151 812 postos de trabalho sustentados pelo setor (2,9% do emprego nacional);
· 2 620 milhões de euros de receita fiscal gerada;
· Crescimento de 57% do VAB e de 53% do volume de negócios entre 2017 e 2024;
· Elevada qualificação das equipas e maturidade digital acima da média nacional, fatores que sustentam a resiliência e a capacidade de adaptação do setor.
Este Congresso assinalou também o culminar das comemorações do 75.º aniversário da APAVT, o regresso a Macau pela sexta vez, tornando a cidade o destino que mais congressos da APAVT acolheu ao longo de 50 anos, e um reforço inequívoco da cooperação estratégica desenvolvida entre as duas regiões.
O próximo Congresso da APAVT será em Marraquexe, Marrocos, entre 5 e 8 de dezembro de 2026.




