HBD reabre hotéis na Ilha do Príncipe

Após mais de um ano de encerramento, duas das principais propriedades da ilha do Príncipe anunciaram que reabrirão as suas portas a partir de 28 de junho de 2021. O Príncipe é a menor das duas principais ilhas que constituem o país de São Tomé e Príncipe, situado na costa oeste da África, no Golfo da Guiné. Está praticamente fechado para visitantes desde o início da pandemia em março de 2020. Durante esse tempo, a HBD – proprietária da Sundy Praia e da Roça Sundy – continuaram a trabalhar arduamente para ajudar a população do Príncipe, trazendo equipamento médico,a judando na instalação de um hospital de campanha, apoiando a sala de controlo de emergência e disponibilizando um dos hotéis como centro de isolamento para pessoas mais vulneráveis. É apenas à luz da nova vacina que a HBD sente que é seguro abrir as suas propriedades novamente para visitantes de todo o mundo. A reabertura é importante, não apenas porque fornece a fuga perfeita para os hóspedes que precisam de luxo e de um refúgio na natureza, mas porque o sustento de muitos dos habitantes locais depende da receita obtida direta e indiretamente com as operações da HBD em toda a ilha.

A empresa, propriedade do empresário sul-africano Mark Shuttleworth, está intimamente ligada ao Príncipe desde 2011, altura em que adquiriu o Bom Bom, conhecido resort de “luxo descontraído”, na ponta da ilha. Shuttleworth também ajudou a estabelecer a ilha como Reserva da Biosfera da UNESCO, para além de investir milhões para desenvolver a sua infraestrutura, com a intenção expressa de apoiar a população e proteger o meio ambiente de um desenvolvimento prejudicial.

Hoje, a HBD trabalha em conjunto com o Governo Regional do Príncipe e a Fundação Príncipe para contribuir para o desenvolvimento sustentável e responsável da ilha e a conservação da sua biodiversidade única, atuando em áreas chave como conservação marinha e terrestre, educação, agricultura orgânica e envolvimento da comunidade. É também um membro orgulhoso da Long Run, cuja visão é de um mundo em que negócios, natureza e pessoas trabalhem em harmonia por um futuro sustentável.

Em 2017, a HBD abriu a primeira propriedade cinco estrelas da ilha, a Sundy Praia (acima à direita), uma coleção de quinze luxuosas villas com tendas, situadas na exuberante floresta tropical à beira-mar, bem como uma casa de estilo colonial inserida numa plantação de cacau, e maravilhosamente convertida em hotel de quatro estrelas, a Roça Sundy. São estas duas propriedades que serão reabertas em junho de 2021.

A localização das villas de tendas que constituem o Sundy Praia é extraordinária. Cercado por árvores majestosas e o ondulante Atlântico, é aqui que a floresta tropical encontra uma praia intocada na costa noroeste do Príncipe. A criação das villas – com opção de um, dois ou três quartos – garante uma experiência íntima neste lugar maravilhoso. Rodeada por uma vegetação exuberante, cada tenda possui áreas internas e externas espaçosas, incluindo terraços privativos, enquanto as villas com três quartos incluem sua própria piscina privativa. O restaurante sem paredes do Sundy, o OCA SUNDY, construído em bambu, depende de produtos orgânicos de origem sustentável, cultivados e colhidos na ilha e negociados de forma justa com os produtores locais. Além da praia, as atividades disponíveis incluem caminhadas de meio dia e dia inteiro pelos trilhos da reserva da
biosfera da UNESCO; passeios sazonais para observação de baleias e golfinhos, excursões focadas na conservação de tartarugas, observação de pássaros, snorkeling, caiaque e aulas de culinária.

Também inaugurada em 2017, a Roça Sundy (acima à esquerda) é um hotel com preços mais acessíveis afastado da costa, perto das comunidades locais e dentro das exuberantes paisagens tropicais da ilha. Esta propriedade cuidadosamente restaurada para criar uma viagem no tempo, compreende apenas quinze quartos com casa de banho privativa e – de acordo com o forte compromisso da HBD para com a sustentabilidade e a comunidade – todo o trabalho de restauração foi realizado por construtores locais, especialmente treinados para o trabalho em questão e utilizando principalmente materiais reciclados. Além disso, mais de 90% dos funcionários de ambas as propriedades foram recrutados na comunidade local.

Uma noite numa villa de um quarto no Sundy Praia começa nos 890 euros por quarto duplo, por noite, em regime de meia pensão. Na Roça Sundy, uma noite custa a partir de 335 euros por quarto duplo, em regime de meia pensão.

Os voos para São Tomé estão disponíveis com a TAP Air Portugal a partir de cerca de €650 e os voos internos para o Príncipe custam cerca de €250 ida e volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui