A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) acaba de anunciar o lançamento oficial da Edição Agências de Viagem e Turismo do programa push4tourism – Open Innovation, uma iniciativa nacional orientada para acelerar a inovação, a modernização e a competitividade da distribuição turística, segmento chave da economia portuguesa.
Apresentado no 50º Congresso em Macau, durante a sessão “Rumo à Inovação”, o programa push4tourism aposta em modelos de inovação aberta, colaboração entre Agências de Viagem, Operadores Turísticos, startups e entidades institucionais, com foco no desenvolvimento de projetos-piloto em contexto real de mercado.
Promovido pela GesEntrepreneur, em parceria com a APAVT, o push4tourism conta com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do FIT 2.0, e representa um avanço significativo para o setor ao reunir empresas, startups e entidades institucionais em torno de desafios concretos da distribuição turística.
Reconhecendo a realidade, e conscientes da responsabilidade de apoiar o setor que representa, a APAVT decidiu associar-se ativamente ao push4tourism, dando o seu contributo estratégico e técnico para que esta edição seja inteiramente focada nas necessidades das Agências de Viagem e Operadores Turísticos. A APAVT quer liderar a inovação no setor e garantir que os seus associados têm acesso às melhores soluções, metodologias e oportunidades de transformação digital.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que, “o push4tourism representa um marco para o setor: é o primeiro programa nacional de inovação aberta dedicado especificamente à distribuição turística e o primeiro a ser desenvolvido com o envolvimento direto e estratégico de uma associação empresarial como a APAVT. Esta colaboração confirma a evolução do ecossistema e sublinha o papel decisivo da inovação na competitividade do turismo português”.
Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT, enalteceu a ambição da iniciativa, “acreditamos que a inovação é o motor que impulsionará a próxima geração da distribuição turística. Por isso, na APAVT juntámos o nosso conhecimento ao da GesEntrepreneur e do Turismo de Portugal para cocriar uma edição do push4tourism verdadeiramente dedicada às Agências de Viagem. Queremos liderar esta transformação, apoiando os nossos associados a explorar novas ideias, testar novas soluções e preparar o setor para um futuro mais competitivo, colaborativo e ambicioso.”
Francisco Banha, CEO da GesEntrepreneur, sublinhou que “na GesEntrepreneur acreditamos que a evolução dos diferentes setores de atividade, e em especial do Turismo, exige abordagens colaborativas e baseadas em inovação. A edição 2025/2026 do push4tourism materializa essa visão ao reunir Agências de Viagem, Operadores Turísticos, startups e entidades públicas e privadas na resposta a desafios concretos da distribuição turística. Agradecemos à APAVT o contributo decisivo para o lançamento desta primeira edição e ao Turismo Portugal a confiança contínua num programa que pretende reforçar a competitividade e impulsionar a próxima etapa de desenvolvimento do setor”.
A edição 2025/2026 do push4tourism irá desenvolver programas pilotos em áreas como Inteligência Artificial, automação de processos, CRM e reservas avançadas, personalização da experiência do cliente, eficiência operacional e sustentabilidade. No âmbito desta edição, serão selecionadas até 20 startups, nacionais e internacionais, consideradas as mais inovadoras e com maior alinhamento com os desafios estratégicos identificados pelas Agências de Viagem e Operadores Turísticos participantes.
As inscrições para Agências de Viagem, Operadores Turísticos e startups nacionais e internacionais já estão abertas, estando previstas várias fases ao longo de 2026, que culminarão num Ecosystem Summit de apresentação dos projetos desenvolvidos. O regulamento, o calendário detalhado e o formulário de candidatura estão disponíveis no website oficial do programa, em www.push4tourism.pt.




