Museus, monumentos e palácios de Lisboa orientados para o futuro

A Associação de Turismo de Lisboa (ATL) recupera o património cultural da cidade servindo quem cá vive e quem nos visita. Fortalecendo a atratividade turística e a história cultural da cidade, cerca de 67 milhões de euros estão a ser investidos na capital, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na recuperação e modernização de museus, monumentos e palácios.

DOZE EQUIPAMENTOS, entre os quais se encontram a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos (Património da Humanidade da UNESCO), beneficiam da modernização dos sistemas de segurança, restauro das estruturas e acolhimento aos futuros visitantes.

Ainda na zona de Belém, o Museu Nacional de Arqueologia é também alvo de uma requalificação estrutural de grande dimensão, com reforço estrutural do edifício e a construção de novas áreas expositivas; e o Museu dos Coches – Picadeiro Real com grande intervenção de restauro e modernização do espaço. O Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Azulejo e o Museu Nacional de Arte Contemporânea veem as suas coleções, reservas e espaços de acolhimento requalificados.

OUTROS MUSEUS, monumentos e palácios também entram neste roteiro de requalificação, nomeadamente o Palácio Nacional da Ajuda, o Panteão Nacional, o Museu do Traje, o Museu do Teatro e Dança e a Casa-Museu Anastácio Gonçalves. Os trabalhos incluem restauros arquitetónicos, melhorias de acessibilidade e eficiência energética, além de criação de equipamentos para os visitantes como lojas e bilheteiras. Pretende-se, assim, preservar o património histórico e cultural e elevar a qualidade da experiência turística.

DESTINO CULTURAL DE REFERÊNCIA. Após a reabertura, muitos destes espaços deverão apresentar percursos renovados, melhores capacidades expositivas e condições de visita, reforçando Lisboa como um destino cultural de referência entre os seus congéneres. Para quem nos visita, isso significa uma cidade em transformação, onde em breve, monumentos emblemáticos surgirão revitalizados, havendo mais motivos para (re)descobrir Lisboa com um novo olhar.