A autarquia de Vila Real de Santo António acaba de lançar a marca turística «Praias de Cacela». O novo conceito visual engloba as zonas balneares de Manta Rota, Lota e Fábrica e pretende a promoção integrada destas praias, mantendo, contudo, a identidade de cada um dos areais.
Para Luís Gomes, presidente da autarquia de VRSA, «a medida assinala o 10º aniversário da requalificação da frente de mar da Manta Rota e Fábrica, obra que deu origem à maior operação de sempre no litoral do concelho e na qual foram investidos mais de 7 milhões de euros».
A intervenção agora levada a cabo uma década depois contempla a instalação de novos equipamentos na praia da Manta Rota e Lota, a implementação do novo layout em todos os locais públicos, a sinalização integral do passadiço da Manta Rota (o maior do Sotavento), bem como a criação de novos espaços públicos como um parque de lazer.
O projeto integra ainda a pintura e adaptação dos apoios de praia e do mercado municipal de Manta Rota à nova marca, assim como a renovação dos equipamentos de praia acessível.
Na praia da Fábrica, cuja requalificação teve a assinatura do arquiteto Sidónio Pardal, as ações passam pela colocação de sinalética de apoio ao visitante e pela promoção do destino – já considerado como uma das melhores praias do mundo pela revista Travel – ao longo da EN 125.
«Hoje, a Manta Rota é um dos destinos mais importantes do Algarve. É por isso fundamental recordar as mudanças que fizemos nos últimos 10 anos, em que evoluímos de uma praia sem estacionamentos para uma das áreas balneares mais qualificadas e procuradas em toda a região. A marca hoje apresentada dá precisamente continuidade ao objetivo de manter a excelência desta faixa do litoral», nota Luís Gomes.
O conceito visual da marca Praias de Cacela pretende a afirmação destas zonas balneares como um local familiar e intergeracional onde a qualidade turística e ambiental são os valores-chave para os seus visitantes habituais. Por essa razão, o conceito foi rematado pela assinatura intemporal «Vemo-nos aqui».
Manta Rota e VRSA ganham postos turísticos
A todas estas operações soma-se a abertura do posto municipal de informação turística da Manta Rota, resultado de uma parceria com a Região de Turismo de Algarve.
A estrutura de apoio ao visitante situa-se no Centro de Artes e Ofícios, na Praça Central, junto ao acesso ao areal, e a sua inauguração contou com a presença do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que destacou o trabalho desenvolvido pela autarquia na reabilitação das suas praias e afirmou que «o investimento nesta nova marca é condição fundamental para manter um turismo de qualidade».
Em paralelo, Vila Real de Santo António recebe igualmente, a partir do dia 1 de junho, um posto de informação turística no Centro Histórico da Cidade. Situado no Centro Cultural António Aleixo, junto à Praça Marquês de Pombal, o equipamento destina-se a promover a marca «VRSA a Céu Aberto».