Maior grupo hoteleiro português devolve 115 anos de história com o Pestana Porto – A Brasileira (galeria de fotos)

Trata-se da mais recente unidade do Pestana Hotel Group e resulta de uma parceria de apoio à gestão celebrada entre a empresa OPPA – A BRASILEIRA, LDA do empresário António Oliveira, promotor e investidor único do projeto e o Grupo de Dionísio Pestana.

Esta unidade de luxo faz parte da marca Pestana Collection Hotels e surge da reabilitação do edifício centenário localizado na Rua Sá da Bandeira. O hotel conta com 89 quartos e suites distribuídos por seis pisos temáticos, relacionados com as especiarias importadas nos séculos XV e XVI durante a expansão marítima portuguesa, nomeadamente: Café, Chá, Cacau, Pimenta, Canela e Anis. Os hóspedes podem contar com ginásio, salas de reuniões e um pátio francês com um jardim vertical. A fachada novecentista foi recuperada e continua tão imponente como noutros tempos. No interior, manteve-se a escadaria no lobby, que resulta do restauro da obra do arquiteto Januário Godinho.

A cafetaria mantém a traça original e o ambiente clássico que sempre a caracterizou, aliado à modernidade dos novos tempos. Manteve-se o pavimento, os candeeiros, as placas em latão onde é possível ler: “Por favor: não cuspam no chão” e os mosaicos, entre outros elementos centenários.

O espaço continua a oferecer alguns produtos emblemáticos como é o caso do bolo “4 de maio”, assim designado por ter sido neste dia, no ano de 1903, que a cafetaria abriu portas. Com a crescente afluência de fregueses, os proprietários decidiram acrescentar algumas mesas onde pudessem servir o café e o único bolo disponível na casa, um bolo sem açúcar e cuja massa continha uma grande quantidade de ameixa, damasco e frutos secos. Celebrando a data de abertura da revolucionária casa batizaram então este bolo com o nome “4 de Maio”. O chef Rui Martins recuperou a receita original da época e podemos hoje saborear de novo o mítico 4 de Maio n’A Brasileira.

O café aqui comercializado é originário do Brasil, mais propriamente de uma fazenda próxima do local onde, no século XX, o fundador da casa, Adriano Telles, importava os grãos de café que aqui vendia. Existe ainda uma aposta no café de especialidade, em parceria com a marca Vernazza. Depois das 19h00 a cafetaria ganha uma nova vida com ambiente de bar e promete fazer parte do roteiro noturno da cidade invicta.

Ao hotel e à cafetaria junta-se o restaurante liderado por Rui Martins, Chef Cozinheiro do Ano em 2016 e, também, responsável pelo restaurante Rib Beef & Wine, localizado no Pestana Vintage Porto. A aposta recai na cozinha portuguesa de autor de cariz tradicional com um toque de modernidade, já que todas as refeições contam uma história e porque o objetivo é tornar o fine dining em fun dining.

Estão assim reunidas as novas vidas de uma das cafetarias mais icónicas da cidade do Porto. A Brasileira continua a fazer parte da história dos portuenses e a avivar memórias centenárias, aliando-se à modernidade e à excelência da marca Pestana.

O Pestana Porto – A Brasileira é a 7.ª unidade com a marca Pestana Collection Hotels, juntando-se ao recente Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument, ao futuro Pestana Plaza Mayor e aos nacionais Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument, Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District, Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument.

 

* A Viajar esteve no Porto a convite de Pestana Hotel Group

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui