Ah Amália – Living Experience eleita a Melhor Nova Atração Turística da Europa

Ah Amália – Living Experience, uma parceria com a Fundação Amália Rodrigues, foi vencedora dos World Travel Awards, na categoria de Melhor Nova Atração Turística da Europa 2025, na gala que decorreu recentemente na Sardenhat na Sardenha, Itália.

Reconhecidos mundialmente como o programa de distinções mais prestigiado no setor de viagens e turismo, os World Travel Awards celebram a excelência e a inovação a nível global. A SP Entertainment (empresa do grupo SP TV) recebeu este prémio pelo projeto Ah Amália – Living Experience, a primeira e única experiência imersiva dedicada a uma personalidade portuguesa, que revela a vida, obra e o legado de Amália Rodrigues e do Fado.

Esta distinção internacional reconhece a inovação da experiência, o seu valor cultural e o papel fundamental na celebração da arte e tradições portuguesas, consolidando Ah Amália – Living Experience como uma referência incontornável no panorama turístico europeu. É também um tributo à riqueza cultural de Portugal, ao Fado e à herança única de Amália Rodrigues, cuja vida e obra continuam a inspirar artistas e visitantes de todas as idades e geografias.

SOBRE AH AMÁLIA-LIVING EXPERIENCE

Trata-se da primeira e única experiência biográfica imersiva dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Um projeto inédito e altamente inovador, que se encontra em exibição em Marvila, Lisboa.

Um projeto exclusivamente português, idealizado, desenvolvido, produzido e operado por uma equipa 100% nacional.

Mais do que um ícone cultural, Amália Rodrigues é uma inspiração. E para a conhecermos, não basta explicar, é preciso vivê-la. Esta exposição sensorial única desperta todos os sentidos e emoções – o som, o visual, o virtual, o imersivo e o inesperado, envolvendo o público de forma emocional e impactante.

Na visita, ao longo de oito salas temáticas, é possível embarcar numa jornada inesquecível. Destaque para um holograma de Amália a atuar ao vivo, em escala real; uma sala 360° com videomapping; um filme de realidade virtual e uma sala infinita de espelhos.

Cada ambiente combina cenografia marcante, instalações físicas, luminosas, sonoras e visuais, conteúdos dinâmicos, num storytelling que conjuga o físico e o digital, celebrando deste modo o legado material e imaterial da fadista.

Ah Amália é mais do que uma homenagem, é uma plataforma para levar a essência da artista, do Fado, da nossa língua e cultura pelo País e pelo Mundo.

Um ano depois de abrir portas, em Marvila, a experiência pode também ser visitada na Alfândega do Porto, resultado de uma parceria celebrada entre a SP Entertainment e o atelier oCubo.

Encontra-se também em fase final de produção o Ah Amália – Living Experience On Tour, uma solução itinerante, que mantém as mesmas oito instalações, a narrativa e a base criativa da exposição original, com adaptações para uma estrutura modular, que lhe permite viajar por várias cidades, tornando a cultura e o legado de Amália acessíveis a mais pessoas.