Brasil Junino encerra programação em Lisboa com 15 mil visitantes

O Brasil Junino encerrou a sua passagem por Lisboa no domingo passado, dia 16 de abril, com mias de 15 mil visitantes ao longo de 10 dias de mostra e terminou com um show da artista brasileira Elba Ramalho. Na plateia, mais de 2,5 mil visitantes dançaram e cantaram ao som da música popular brasileira e deram um “até logo” ao evento que animou o cenário cultural da cidade e contagiou de alegria as ruas de Lisboa.

Além da mostra expositiva no Pavilhão de Portugal, o público teve oportunidade de conhecer as principais festas juninas do Brasil através de inúmeras intervenções públicas, realizadas em pontos turísticos, parques e monumentos nacionais. O Largo Camões, a Praça do Comércio, o Rossio e a Fonte Luminosa ganharam nova vida com os espetáculos de música, dança e teatro dos grupos juninos.

Segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Integração, Edilane Oliveira, “Mais de quinze mil pessoas visitaram a mostra, participaram nos shows e dançaram junto aos bailarinos, artistas e quadrilhas juninas brasileiras. Uma festa que, além de promover o turismo e a cultura brasileira, reforçou ainda mais os laços de amizade entre os dois países.”

De Lisboa, o Brasil Junino segue para Madrid, Roma e Londres. A inauguração da exposição em Madrid será na sexta-feira, dia 21 de maio, na Casa do Brasil, com cocktail para convidados e show aberto ao público às 20h.  O local é conhecido por ser um importante difusor  da cultura brasileira em Espanha, onde as festas juninas também são tradição.

À semelhança do que se passou em Lisboa os grupos juninos vão promover intervenções nas principais praças da capital espanhola. Logo no dia 20 haverá Forró na Praça Mayor, da Praça  do Oriente até à Opera e da Praça Callao até aos Preciados. Nos restantes dias haverá também intervenções nas Portas do Sol, Atocha, Parque do Retiro e Praça de Espanha .

Mais de 40 mil pessoas devem visitar a mostra itinerante em Lisboa, Madrid, Roma e Londres. A iniciativa de exportar uma das maiores festas populares do Brasil para a Europa é do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), com o patrocínio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e curadoria de Edilane Oliveira, produtora cultural e responsável pelo Maior São João do Cerrado, realizado anualmente em Ceilândia.

O principal objetivo da exposição é promover o roteiro turístico das cidades onde são realizadas as maiores festas juninas brasileiras, promovendo simultaneamente uma viagem pela cultura do País e pelas belíssimas praias nordestinas, além do São João realizado na capital Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui