Brussels Airlines confirma que 2015 foi um ano de sucesso, terminando com um lucro net de 41.3 milhões de euros.
“Os nossos esforços para tornar a Brussels Airlines uma atrativa, dinâmica e competitiva transportadora aérea surtiu efeitos no último ano”, afirmou Bernard Gustin, CEO da Brussels Airlines.
Com um aumento de 13% em passageiros, a Brussels Airlines é uma das companhias aéreas com o mais rápido crescimento na Europa. A taxa de ocupação da companhia cresceu 3,4 pontos percentuais. Este crescimento, resultado do aumento da oferta de voos e reposicionamento da Brussels Airlines como uma companhia competitiva que oferece excelente serviço e tarifas baixas, contribuíram para um forte resultado financeiro.
O volume de negócios da Brussels Airlines aumentou em 6.9% para um total de 1.274 mil milhões de euros. Após ter atingido lucros em 2014, o maior volume de negócios, juntamente com uma significativa redução de custos em 2015, deram resultado a uma margem de lucro operacional de 43.1 milhões de euros e um lucro net de 41.3 milhões de euros.
A rede Europeia juntamente com os voos para África e Transatlânticos tiveram lucro em 2015. O baixo preço do petróleo tiveram um impacto positivo nos resultados, mas seria errado assumir que este foi o fator de maior importância. Outros elementos externos, como o aumento do dólar e das taxas de controlo de tráfego aéreo, diminuíram o efeito benéfico do preço do petróleo. Além disso, o bloqueio temporário em Bruxelas no final do ano passado e a situação instável do mercado Russo, também tiveram um impacto negativo. Ao mesmo tempo, a Brussels Airlines baixou em média 10% o preço dos bilhetes.
A Brussels Airlines reforçou significativamente a sua rede de destinos e o seu posicionamento no mercado em 2015. No total, foram lançados 14 novos destinos, foram adicionadas duas aeronaves à frota e a oferta de lugares aumentou em 668,000 lugares adicionais. O novo programa de fidelização “LOOP” lançado em 2015 para ir de encontro às necessidades dos passageiros que viajam na Europa e que já conta com mais de 50,000 membros.
Os resultados financeiros de 2015 estabelecem as bases de crescimento que a Brussels Airlines irá manter em 2016. Durante a época de verão, que terá início no final desta semana, a companhia lança 9 novos destinos. No final desta semana, junta-se à frota um 9º Airbus A330 para voos de longo-curso e o 10º está previsto no final de 2016 ou início de 2017. A frota na Europa também se encontra em expansão com 2 aeronaves adicionais e 4 aeronaves Avro serão substituídas por aeronaves de maior capacidade da Airbus. Como resultado, a oferta de lugares aumenta em 7%. A expansão leva à criação de postos de trabalho adicionais. Num total serão criados 240 novos postos de trabalho na Bélgica ainda este ano.