Coruche: refúgio de natureza, lazer e aventura às portas de Lisboa

Inaugurada a 9 de julho de 2021, a Praia Fluvial do Sorraia foi distinguida com o prémio Praia Fluvial Revelação 2023 pelo Guia das Praias Fluviais, o galardão Bandeira Azul e, a nível nacional, o prémio Green Cities Europe Award 2022

No Ribatejo profundo, entre a exuberância serena o montado de sobro e as margens plácidas do rio Sorraia, Coruche revela-se um destino único de natureza, cultura e aventura. Com uma diversidade de experiências autênticas, o município convida à imersão nas raízes da região, oferecendo momentos de lazer, descoberta e conexão com o meio natural, a história e a tradição.

Aqui, é possível desfrutar de um dia relaxante na premiada Praia Fluvial do Sorraia, explorar a vasta riqueza ecológica e histórica do montado em trilhos e visitas guiadas, ou participar em experiências ligadas à cortiça, símbolo maior da identidade local. Seja para simplesmente repousar, aventurar-se em atividades desportivas ao ar livre ou descobrir os sabores mais autênticos, Coruche estende um convite irrecusável para viver o Ribatejo em toda a sua essência.

Pesca desportiva nas margens do Sorraia

Retiro à beira-rio na Praia Fluvial do Sorraia

Na margem do Sorraia, a Praia Fluvial de Coruche é o exemplo perfeito de como a natureza se funde em harmonia com infraestruturas modernas para proporcionar experiências completas de lazer e relaxamento. Galardoada com a Bandeira Azul, votada Praia Revelação 2023 pelo Guia das Praias Fluviais e representante de Portugal no Green Cities Europe Award 2022, a praia é um espaço que alia a qualidade ambiental ao conforto de zonas balneares e de lazer totalmente equipadas, áreas de piqueniques e espaços para todos os gostos e idades. A envolvente natural, aliada ao fácil acesso ao centro urbano da vila, faz deste o local ideal para quem procura um dia de descanso sem abdicar de comodidades. Mas, mais do que uma simples zona de lazer, a praia é um ponto de encontro entre a serenidade sustentável da natureza e a energia vibrante de um espaço vocacionado para famílias, grupos e visitantes em busca de tranquilidade.

Montado – A vasta paisagem de montado misto, de sobreiro, árvores símbolo nacional, e pinheiro manso, assegura fileiras de excelência, quer pelos produtos gerados – madeira, cortiça e pinhão -, quer pela riqueza da fauna e da flora, mas também pelo elevado contributo ambiental e valor ecológico combinado

O montado, símbolo de sustentabilidade, tradição e inovação

Além de um ecossistema único no mundo, o montado de sobro, paisagem icónica de Coruche, é testemunho vivo da harmonia entre a natureza e a atividade humana. Vital para a preservação da biodiversidade, o montado destaca-se como um dos motores da economia local, graças à produção de cortiça – recurso que carrega séculos de história, tradição e inovação. Este ambiente único é revitalizado pelo programa PROVERE Montado de Sobro e Cortiça, que posiciona o montado como um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável de Ribatejo e Alentejo.

Metáfora do sobreiro vivo, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça é um edifício revestido a cortiça que conecta montado, ciência e indústria com oficinas, laboratórios e um centro documental. O auditório com frescos do montado enriquece a experiência.

Integrando preservação ambiental e crescimento económico, o montado de sobro convida a viver experiências autênticas e sustentáveis, como workshops de extração de cortiça, visitas a unidades de produção e degustações de produtos locais, como mel, azeite e enchidos – atividades que não apenas celebram a riqueza cultural do montado, como também proporcionam uma conexão profunda com o meio rural.

Além disso, as caminhadas interpretativas e as visitas guiadas revelam um património natural e cultural singular, ao passo que a deslumbrante paisagem de montado oferece guarida a quem busca ligações fortes e genuínas com a natureza. Coruche, com o montado de sobro, é um exemplo inspirador de como a tradição pode reinventar-se, unindo passado e futuro em equilíbrio sustentável.

Espécies do montado – Nas florestas de sobro podem encontrar-se mais de 20 espécies de répteis e anfíbios (53% da população portuguesa), mais de 160 espécies de aves e 37 espécies de mamíferos (60% dos mamíferos portugueses). O lince ibérico, o felídeo mais ameaçado em todo o mundo, tem nos montados e bosques de sobro o seu habitat preferencial

Aventura e descoberta ao ar livre

Coruche é, portanto, um destino privilegiado para amantes da natureza que apreciam desporto e aventura. O Sorraia convida à prática de canoagem, stand-up paddle e pesca desportiva. Para quem prefere explorar terra firme, os trilhos pedestres e cicláveis cruzam o montado e o vale do Sorraia, revelando paisagens de tirar o fôlego e biodiversidade fascinante.

Coruche destaca-se também como palco de grandes eventos desportivos, entre os quais competições de BTT

Praticantes de BTT e gravel encontram percursos tão desafiantes quanto inspiradores, e atividades como passeios a cavalo, provas de orientação e passeios motorizados oferecem alternativas que complementam a oferta.

Coruche destaca-se também como palco de grandes eventos desportivos, entre os quais competições de BTT e provas náuticas de referência, que atraem atletas e entusiastas ao longo de todo o ano. Aqui, aventura e descoberta andam de mãos dadas face à exuberância natural da região.

Vestígios do paleolítico – Abundante em recursos naturais, o vale do Sorraia apresenta ocupação humana desde o Paleolítico. Por entre locais de grande interesse ecológico, ricos em biodiversidade, é possível desbravar largos séculos de História

Destino de experiências, cenário de emoções

Entre a serenidade das margens do Sorraia e a imponência intemporal do montado, Coruche é um cenário onde passado e futuro se encontram em harmonia. As paisagens, moldadas pela força da natureza e pelo engenho humano, evocam as raízes profundas do Ribatejo e apontam para um futuro de progresso sustentável. Aqui, o tempo corre noutra cadência, convidando ao repouso, mas também à emoção e à adrenalina dos desportos ao ar livre.

A Tiragem da Cortiça é Património Cultural Imaterial desde 29 de novembro de 2021 pela sua importância enquanto reflexo da comunidade e da articulação com as exigências de desenvolvimento sustentável e respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos.

Tradições como a arte singular da tiragem da cortiça elevam-se a património vivo e imaterial, refletindo a identidade de um território rico em histórias e possibilidades. Mais do que um destino, Coruche é uma experiência que toca os sentidos e o coração. Seja explorando os trilhos do montado, mergulhando nas águas tranquilas do Sorraia ou simplesmente contemplando a paisagem até onde a vista alcança, cada momento torna-se inesquecível. Com hospitalidade calorosa e genuinidade, Coruche acolhe não apenas com um lugar para visitar, mas com essência para viver e levar no peito.

Atividades de lazer na natureza

 Percursos pedestres

 Pesca desportiva

 Desportos aquáticos no lago artificial da Quinta Grande

 Atividades náuticas

 Museus vivos

 Ciclismo nas modalidades gravel e BTT

 Todo-o-terreno

 Provas de orientação

 Praia fluvial do Sorraia

 Ciclovia (8 km de extensão)

 Rotas e percursos pedestres

Câmara Municipal de Coruche

Praça da Liberdade, 2100-121 Coruche

Telf.: 243 610 200 – Fax: 243 610 201
E-mail: geral@cm-coruche.pt
www.cm-coruche.pt
https://www.facebook.com/municipiocoruche

“Coruche – Capital Mundial da Cortiça”

https://visitcoruche.com/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui