Estações Náuticas do Centro: : praias, desportos e património

Estação Náutica de Castelo de Bode

Em Portugal existem 26 estações náuticas certificadas, 8 das quais no Centro de Portugal: Castelo do Bode, Oeste, Aveiro, Vagos, Ílhavo, Murtosa, Estarreja e Ovar.

 

PORTUGAL É O PAÍS MAIS OCIDENTAL DA EUROPA e numa posição privilegiada com mais de 900 quilómetros de costa que se estende de norte a sul do país. Esta proximidade com o mar e com as gentes do mar faz com que se crie excelentes condições para a prática de desportos náuticos. Para além do mar, o Centro de Portugal tem uma relação intrínseca com a água, não apenas na costa atlântica como também nas barragens e lagoas do interior.

Para além dos desportos aquáticos, as Estações Náuticas incluem alojamento, restauração, atividades de animação nas áreas envolventes. A par de tudo isto, existem as artes, as tradições e os saberes e ofícios seculares que se preservam e se valorizam com o aproveitamento destes recursos náuticos.

ESTAÇÃO NÁUTICA DE CASTELO DO BODE. Estação náutica por excelência, as águas calmas de Castelo do Bode criam uma empatia entre a Albufeira, a Natureza e a Paisagem onde é possível praticar diversas atividades aquáticas como Stand-up Paddle, canoagem ou passeios de barco. Os mais aventureiros vão gostar de saber que Castelo do Bode é a primeira estância do mundo, com cinco pontos de cable systems para a prática de Wake board.

 

Estação Náutica do Oeste

ESTAÇÃO NÁUTICA DO OESTE. O Oeste tem mais de 90 quilómetros de costa ao qual ainda acrescentamos a Lagoa de Óbidos, a Lagoa mais extensa da costa portuguesa. É uma estação náutica por excelência e bastante apelativa para a prática de surf ou Kitesurf. Contemplando ainda o arquipélago das Berlengas, a pouco mais de 5 milhas de Peniche, poderá aproveitar para explorar um pouco mais o Oceano atlântico com um passeio de barco e visitar as grutas que ali se encontram. Já nas águas calmas da Lagoa, poderá optar pela prática de windsurf, Catamaran, Paddleboard ou Canoagem. Na Nazaré, para além das ondas e do surf, o Museu (vivo) do Peixe Seco é local de paragem obrigatória, onde poderá ter contato direto com as “gentes do mar” e conhecer o processo do peixe seco.

Estação Náutica de Aveiro

ESTAÇÃO NÁUTICA DE AVEIRO. A cidade de Aveiro tem uma ligação inegável com a água, oferecendo atividades náuticas muito diversificadas. Já nas águas mais calmas da Fonte Nova, apenas a canoagem é elegível. Não obstante, a cidade dos canais tem aliada a si uma beleza inconfundível pela sua arquitetura e pela sua cultura. Não deixe de percorrer as suas ruas coloridas e ficar a conhecer uma das mais belas zonas do Centro de Portugal.

 

 

 

Estação Náutica de Vagos

ESTAÇÃO NÁUTICA DE VAGOS. Pela sua extensa costa marítima e zona de águas interiores que atravessam a cidade, está ao dispor dos visitantes uma grande diversidade de infraestruturas náuticas. Na Praia da Vagueira Sul, é ainda possível ter aulas de Surf, Bodyboard e Longboard onde se pretende afirmar como destino balnear por excelência.

 

Estação Náutica de Ílhavo

ESTAÇÃO NÁUTICA DE ÍLHAVO. Dono de condições geográficas de excelência, o município de Ílhavo possui quase 7 quilómetros de costa atlântica e detém a maior barra de acesso ao maior porto da Região Centro de Portugal. É duplamente atravessado por canais da Ria de Aveiro, tornando o lugar ideal para a prática de desportos náuticos. O Clube Náutico Boca da Barra oferece aos visitantes uma experiência de barco à vela, onde se pode apreciar os famosos Palheiros da Costa Nova de um outro ângulo, do lado do mar.

 

Estação Náutica de Murtosa

ESTAÇÃO NÁUTICA DA MURTOSA. No coração da Ria de Aveiro, a Murtosa é dona de uma riqueza paisagística e ambiental inigualável. É aqui possível andar de Moliceiro à Vela, de forma tradicional e é possível assistir à construção destes mesmos moliceiros no Estaleiro de Construção Naval Tradicional do mestre José Rito. As decorações e pinturas (humorísticas) são da autoria de José Oliveira, que decora embarcações há mais de 30 anos.

 

Estação Náutica de Estarreja

ESTAÇÃO NÁUTICA DE ESTARREJA. Estarreja é um município cujas raízes estão inteiramente ligadas à água, sendo banhado a poente pelos braços da Ria de Aveiro, originando uma população inteiramente ligada às atividades náuticas. Esta estação Náutica divide-se em dois polos: o primeiro em Pardilhó e o Ribeiro do Salréu. O Pardilhó é o local onde ainda hoje nascem as embarcações de madeira, estando já projetado o futuro Centro de Interpretação de Construção Naval, que nascerá ali. O segundo é o Ribeiro de Salréu, e é onde se situa o Centro de Interpretação Ambiental da BioRia, um projeto de valorização da Ria de Aveiro em termos ambientais e o local ideal para a prática do Birdwatching.

 

Estação Náutica de Ovar

ESTAÇÃO NÁUTICA DE OVAR. A Estação Náutica de Ovar está centrada em três recursos naturais: Barrinha de Esmoriz, Mar e Ria de Aveiro. A sua localização privilegiada faz desta cidade uma das pioneiras em vela de recreio. Aliado ao seu património histórico e cultural é outro local de passagem obrigatória.

Num portal dedicado ao turismo náutico nacional, https://www.nauticalportugal.com/, poderá encontrar informações sobre as várias estações náuticas de norte a sul do país, e ainda a oferta de serviços que as mesmas colocam à disposição de quem as visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui