Fórum Turismo 2.1 organizou 2ª sessão do Opiniões em Debate

Realizou-se na passada quinta-feira a 2ª sessão do Opiniões em Debate, evento organizado pelo Fórum Turismo 2.1, que decorreu no Vip Grand Lisboa Hotel e teve como tema principal a Tecnologia ao Serviço das Agências de Viagem.

O evento contou com a moderação de Fernando Pinto Bessa (country manager Portugal at Air France KLM e Membro do Fórum Turismo 2.1) e com os oradores Mariana Vasconcelos (business analyst da TAP/Megasis), Carlos Paulo (industry head da Google) e Moises Corbacho (e-commerce & social media coordinator da Air France KLM Spain).

Mariana Vasconcelos, numa das suas intervenções, afirma que o online representa 30% das vendas da companhia, mas mais importante do que as vendas, era o forte posicionamento que a TAP conseguia junto dos seus clientes e seguidores através das plataformas online e de sociais media.

Carlos Paulo (Industry Head da Google) responsável sobre o desenvolvimento das relações comerciais com as empresas de sectores do Turismo e Exportação, utilizou os números que a Google possui na análise de mercados e tendências. Carlos Paulo afirma que apenas 3% dos turistas não utilizam o online nas suas viagens turísticas e que as soluções de publicidade digital são iguais para todos os mercados.

Segundo Carlos Paulo, o ecossistema está cada vez mais forte onde existem empresas capazes de prestar serviços de outsourcing na publicidade digital onde revela que o sucesso não se remete apenas ao investimento, mas também na segmentação dos mercados e de toda a informação de big data existente na internet.

Por fim, fez questão de referir que o turismo é um ponto forte de investimento e atenção dentro da Google e que numa comparação os smartphone ganham na batalha contra Laptop na utilização da pesquisa turística.

Moises Corbacho (E-commerce & Social Media Coordinator da Air France KLM Spain) apresentou no debate uma análise e comparação da realidade espanhola onde as empresas apresentam um avanço superior no posicionamento online relativamente ao mercado português.

No caso da KLM, a importância dos Social Media foi descoberta quase por acaso, quando viram a sua potencialidade de estar junto dos seus clientes durante a catástrofe natural do Vulcão na Islândia. Com os Call Centers completamente lotados, os social media foram a principal ferramenta de comunicação e que ainda hoje é utilizada como um canal privilegiado de contacto com os passageiros.

A KLM presenteou também todos os participantes com a oportunidade de experimentarem umas visita a um dos seus aviões, através de uns óculos de realidade virtual.

A organização do evento faz questão de agradecer publicamente a todos os presentes, oradores e empresas parceiras, bem como ao Vip Grand Lisboa Hotel pela disponibilidade do espaço.

O próximo Opiniões em Debate irá realizar-se no próximo mês de abril com a moderação de Duarte d’Éça Leal (Managing Partner at MBD – Gestão de Investimentos Hoteleiros e membro do Fórum Turismo2.1).

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