Grupo Pestana regressa aos resultados positivos em 2021

O Pestana Hotel Group (PHG) registou, em 2021, um resultado líquido positivo de 23 milhões de euros, o que representa o regresso aos lucros.

Os resultados financeiros de 2021, agora divulgados, apresentam igualmente um EBITDA de 96,2 milhões de euros, quase triplicando o resultado obtido no turbulento contexto pandémico do ano anterior, mas ainda a 60% de valores de 2019. Contributo relevante deste resultado, os mais de 100 hotéis inverteram as perdas operacionais de 8,1 milhões de euros em 2020 para ganhos a rondar os 50 milhões de euros em 2021.

«A solidez do grupo Pestana, a imagem nacional e internacional e a capacidade das nossas equipas, permitiram-nos regressar aos lucros, apesar de termos vivido mais um ano atípico, marcado ainda por uma pandemia que nos afetou nos 3 continentes onde estamos presentes», salienta José Theotónio, CEO do PHG. «A capacidade de reabrir os hotéis na sua quase totalidade, de manter o pipeline de aberturas previstas e a continuação do bom desempenho da área do imobiliário, contribuíram para o reequilíbrio das operações», acentua ainda.

Com uma atividade diversificada, mas muito assente na hotelaria, o grupo retomou o peso da atividade hoteleira, a sua principal desde há 50 anos. As receitas deste segmento duplicaram para 139,2 milhões de euros, mas ainda aquém dos resultados obtidos em 2019.

Mais poupado pelos efeitos da pandemia, o imobiliário pauta-se pela continuidade do bom desempenho. A divisão que tem em curso empreendimentos de grande relevo na Madeira, na Costa Alentejana e no Algarve, mais que duplicou no último exercício os valores de 2019.

«Apesar das dificuldades destes dois anos, nunca perdemos a ambição e quando as condições e mercados o permitiram, concluímos o pipeline de aberturas previstas, com nove novos hotéis, e que acrescentam cerca de 1000 quartos ao portefólio existente. De norte a sul do país (Algarve: Pousada Vila Real de Santo António; Lisboa – Pestana Vintage Lisboa; Porto: Pousada do Porto-Flores; Madeira – Pestana Fisherman) e também em Espanha (Pestana CR7 Gran Vía Madrid), nos Estados Unidos da América (Pestana CR7 Times Square) e em Marrocos (Pestana Tânger). Já no início de 2022 continuamos com o mesmo ímpeto e abrimos dois novos hotéis: em Marrocos, o Pestana CR7 Marrakech e no Porto, o Pestana Douro», conclui o CEO do PHG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here