Grupo SATA arranca com programa de Gestão Ambiental com a IATA

O Grupo SATA deu início ao Programa de Gestão Ambiental (IEnvA) – IATA Environmental Assessment) para a aviação, desenvolvido pela IATA. (International Air Transport Association). E porque cada companhia aérea tem uma realidade distinta, o responsável na IATA pelo programa IEnvA, Quintin Holder, deslocou-se a São Miguel para conhecer, in loco, a realidade da empresa e desenhar, em conjunto com a equipa da Direção de Sustentabilidade do grupo SATA, um processo adaptado às condições particulares de desempenho, tendo em consideração as características da região ultraperiférica em que as companhias do grupo SATA operam.

Apesar de inseridas no conjunto de operadores aéreos que gozam de um estatuto de exceção (dado que operam numa região ultraperiférica e em ambiente de obrigações de serviço público), entende o grupo SATA ser sua missão garantir que se encontra a fazer tudo o que está ao seu alcance para que a sua atividade seja um exemplo de boas práticas.
Nas palavras de Luís Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do grupo empresarial, “devem as empresas SATA atuar como se não estivessem excecionadas e fazer o mais que possam nesta matéria, em coerência com o que são os Açores!”. E foi este o princípio que precedeu a adesão a este projeto.

A este propósito, o Vice-Presidente da IATA para a Europa, Rafael Schvartzman, afirmou a sua satisfação ao constatar a entrada do grupo SATA neste programa. “Ficamos encantados por saber que a SATA Azores Airlines integrou o programa IEnvA. A sustentabilidade é um desafio crítico para a indústria e tomar proactivamente medidas que permitam medir e agir transversalmente nas operações, é um sinal inequívoco de compromisso que a SATA Azores Airlines está a assumir e que permitirá que alcance a mais alta certificação ambiental disponível para a indústria da aviação”.

Sendo assim, a IATA tem no Programa IEnvA processos que promovem a alteração de procedimentos, a implementar em todas as áreas da empresa, e que vão garantir a adoção de práticas ambientais robustas e específicas para a aviação, que resultarão na diminuição do impacto que a indústria terá no meio ambiente.

A obtenção da Certificação IEnvA permitirá fazer prova objetiva a todos os stakeholders do grupo SATA (passageiros, prestadores de serviços, parceiros de code-share, parceiros de alianças, bancos e financiadores) que o Grupo SATA assegura em permanência um desempenho ambiental e de sustentabilidade consistente, que está alinhado com as melhores práticas para o setor.

Acresce, que a certificação IEnvA confere, em simultâneo, a Certificação Ambiental ISO 14001:2015 à SATA Air Açores e à Azores Airlines, o que acaba por congregar e valorizar os esforços que foram sendo desenvolvidos até ao momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here