O Hotel A Brasileira, no Porto, abrirá portas no final do próximo ano, devendo as obras de transformação daquele emblemático edifício da baixa portuense arrancar já no início deste verão.
A futura unidade hoteleira, propriedade do empresário António Oliveira, ex-selecionador nacional de futebol, vai beneficiar de uma parceria de apoio à gestão celebrada entre aquele empresário e o Grupo de Dionísio Pestana, integrando os canais de distribuição do maior grupo hoteleiro nacional.
O edifício do antigo café histórico da Cidade Invicta será recuperado e transformado numa unidade de 5 estrelas, preservando as características da fachada e a imagem das salas do rés-do-chão com a sua traça original, num projeto desenvolvido pela equipa de arquitetura do Gabinete APPEL, liderado pelo arquiteto Ginestal Machado. A Brasileira ganha uma nova vida e novas valências adaptadas à contemporaneidade da cidade eleita melhor destino europeu.
Localizado na Rua Sá da Bandeira, o hotel terá 90 quartos, incluindo quatro suites, wine bar, health club, ginásio e um pátio interior com um jardim vertical. O restaurante, com capacidade para mais de uma centena de pessoas, mantém-se fiel ao desenho original do arquiteto Januário Godinho, e a cafetaria reabre para acolher os visitantes e fazer justiça ao velho slogan – “O melhor café é o da Brasileira”.
“No Pestana Hotel Group congratulamo-nos com esta parceria, pois acreditamos na vitalidade do destino Porto. Saliento o trabalho notável da Câmara Municipal do Porto na revitalização, dinamismo e promoção do turismo na cidade, pois só assim se justifica mais esta aposta em que nos envolvemos, desta feita com o Dr. António Oliveira. Para o sucesso de todos é fundamental que a política de ligações aéreas se mantenha, e que a promoção do destino continue a ser dinâmica”, refere José Roquette, Chief Development Officer do Pestana Hotel Group.
Esta será a terceira unidade, na cidade do Porto, a beneficiar da grandeza e do saber acumulado do Pestana Hotel Group, juntando-se “A Brasileira” ao Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, e ao Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument, unidades das quais o PHG é proprietário.