ISEC lança pós-graduação inédita em Turismo de Cruzeiros

ISEC lança pós-graduação inédita em Turismo de Cruzeiros

0

Na tentativa de responder a uma lacuna existente no mercado em Portugal, e na europa em geral, a Global Sea e o ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências apresentaram, esta manhã, nas instalações da instituição de ensino, a inédita pós-graduação em Turismo de Cruzeiros.

A ter início a 17 de janeiro de 2017 e com final previsto para o final de dezembro do mesmo ano, a pós-graduação conta com 25 vagas e terá como propina anual o valor de 5.500 euros.

Segundo Fernando Santos, diretor da Global Sea, “a manifestação de interesse tem sido grande, desde Portugal Continental, à Madeira e até ao Brasil, mas a verdade é que já há pessoas inscritas”.

A pós-graduação em Turismo de Cruzeiros foi concebida para dotar os formandos dos conhecimentos e competências necessários para uma carreira de sucesso no mundo do Turismo de Cruzeiros, incorporando nos seus conteúdos os elementos relacionados com a vida e o trabalho a bordo de um navio de cruzeiros, mas também as atividades a montante e jusante, desde a análise da envolvente, planeamento e organização, as relações humanas e a sua interpretação, o mercado, a comunicação interna e externa, e a operação interna a bordo e a operação externa de apoio e comercialização. Para além de uma introdução à indústria dos cruzeiros, história, stakeholders e regulamentação aplicável, os alunos estudarão igualmente elementos operacionais e específicos, tais como front offices, customer service, comunicação efetiva, competências essenciais em tecnologias de informação, safety e security.

Com o apoio institucional da APAVT, do Porto de Lisboa, do Lisbon Cruise Terminals, do Lisbon Cruise Club, da AGEPOR e da APORMAR – Agência Portuguesa de Marítimos, esta pós-graduação tem como corpo docente especialistas do mercado de cruzeiros em Portugal, além de vir a “contar ainda com a presença de outras individualidade externas que irão dar o seu contributo para valorizar ainda mais a aprendizagem obtida durante a formação”, referiu o responsável.

Quase no final da formação, docentes e discentes irão embarcar juntos e fazer um cruzeiro, de 31 de outubro a 4 de novembro, entre Lisboa e Génova, para aí poderem “ver in loco o que se passa em todas as áreas de um navio de cruzeiros”.

Isabel Mendes, do Turismo de Portugal, considera que “trata-se de uma formação extremamente válida, extremamente inovadora e, sobretudo, necessária”. Admitindo que “é uma área em que não tem havido produção de conhecimento”, apesar de referir que é “uma área muito importante para o turismo em Portugal”, a profissional considera que esta pós-graduação “vai permitir que os alunos que saiam das Escolas de Hotelaria e Turismo possam fazer também esta formação, sendo uma solução alternativa a outras áreas do turismo que já começam a ficar sobrelotadas de profissionais”.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply