Os Jogos Olímpicos também foram um sucesso para o turismo no Brasil. Segundo dados da Riotur, 1,17 milhões de turistas visitaram a cidade em agosto deste ano, sendo 410 mil destes estrangeiros, com um gato médio de 424,62 reais por dia na cidade. A maior parte veio dos Estados Unidos (17%), Argentina (12%) e Alemanha (7%). Foram 760 mil visitantes brasileiros, com gasto médio diário de 310,42 reais por pessoa. A maioria veio de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%). Os dados foram apresentados, esta quarta-feira, pelo prefeito Eduardo Paes, durante um balanço realizada no Rio Media Center.
Segundo a ABIH/RJ, a hotelaria carioca teve ocupação de 94%. Em um mês de agosto regular, este índice fica, em média, em torno de 65%. O Píer Mauá registrou o desembarque de 30 mil passageiros no período, dois navios e dois dos maiores iates do mundo estiveram ali ancorados.
De acordo com números do SindRio, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da cidade, os Jogos Olímpicos também ajudaram a alavancar o movimento dos estabelecimentos de alimentação e bebidas. O aumento, na Zona Sul, foi de cerca de 70%. Na Barra, onde ocorreu grande parte das competições, o número de clientes subiu mais de 30%. Na Zona Norte, o aumento também foi de 30%, com destaque para a Tijuca, que ultrapassou 45%. No Centro, área do Boulevard Olímpico, o movimento de clientes disparou para mais de 30%. Já em outros pontos da Zona Oeste o aumento registrado foi de cerca de 20%.
Pontos turísticos tradicionais também comemoram o acréscimo de 30% na movimentação do mês, se comparado a agosto de 2015. A média foi registrada tanto no Cristo Redentor quanto no Pão de Açúcar.
Nos 65 postos de informações turísticas da Riotur foram registrados cerca de 300 mil atendimentos e a distribuição de 2,6 milhões de impressos com informações de interesse do visitante, entre mapas, guias do espectador, mini-mapa de transportes e revistas Visit.Rio.
Boulevard Olímpico foi o coração do evento
Os Jogos Olímpicos terminaram, mas deixaram como legado para o Rio de Janeiro um novo cartão postal: o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha. Ao longo de 17 dias, o clima foi de celebração na Região Portuária, área da cidade que recebeu o maior live site da história dos Jogos.
Realização da Prefeitura do Rio, os três live sites do Boulevard Olímpico (Porto Maravilha, Parque Madureira, e Miécimo da Silva, em Campo Grande) atraíram cerca de 4 milhões de pessoas durante os Jogos, com transmissão de competições e variada agenda de eventos.
Levantamento realizado pela Nielsen no Boulevard Olímpico Porto Maravilha, no dia 07 de agosto, apurou a nota 8,8 como média geral dada ao evento e constatou a aprovação do mesmo pelos espectadores, que avaliaram como “extremamente bom” os itens limpeza (90%), sensação de segurança (88%) e segurança entre os meios de transporte e o evento (82%).
A sinalização entre o meio de transporte utilizado e a entrada do evento foi aprovada por 74% do público. A organização foi aprovada por 87%, enquanto o ambiente e o entretenimento, ambos avaliados de forma geral, agradaram respetivamente a 85% e a 83% dos entrevistados.
O sucesso foi tão grande que a prefeitura decidiu manter atrações no Boulevard Olímpico do Porto no período de recesso entre o final dos Jogos Olímpicos e o início dos Paralímpicos, entre 22 de agosto e 6 de setembro. A Casa Brasil continuará a funcionar nesse período, entre as 14h e as 20h.