Lufthansa e Austrian Airlines oferecem internet de alta velocidade

Lufthansa e Austrian Airlines oferecem internet de alta velocidade

0

Surfar e streaming sem limite nos céus sobre a Europa – a partir de agora, esta pode ser uma realidade em muitos dos aviões da Lufthansa e da Austrian Airlines. O acesso à Internet estará também disponível nos voos da Eurowings daqui a algumas semanas. Até agora, 19 aviões da frota da Lufthansa de A320 assim como 31 aviões da Austrian Airlines e 29 da Eurowings foram equipados com a tecnologia WiFi e com as antenas de captação via satélite necessárias para o serviço. Outros aviões estão a ser equipados. Esta nova tecnologia de alta velocidade foi testada com êxito nos últimos meses tanto em voos da Lufthansa como da Austrian Airlines.

O acesso à Internet funciona facilmente através do WiFi usando os próprios aparelhos móveis dos passageiros. Os serviços disponibilizados vão do simples serviço de mensagens ao surfar na net e até streaming de filmes. Os clientes têm à sua escolha três pacotes de serviço. Nos voos da Lufthansa, têm à sua disposição o FlyNet Message por três euros, o FlyNet Surf por sete euros e o FlyNet Stream por doze euros por voo. Na Austrian Airlines existem os mesmos pacotes com os mesmos preços mas sob as designações de myAustrian FlyNet Message, myAustrian FlyNet Surf e myAustrian FlyNet Stream. Os passageiros podem pagar com o cartão de crédito ou através de serviços de pagamento como o PayPal. Em breve também será possível fazer compras usando Air Miles ou através dos parceiros de roaming.

O fornecimento da internet às companhias aéreas do Grupo Lufthansa e o seu parceiro de tecnologia Inmarsat usam a tecnologia mais avançada de banda larga (Ka-Band), oferecendo cobertura fiável e sem descontinuidade em voos de pequeno e médio curso através da rede Global Xpress (GX) da Inmarsat. O fornecedor do serviço de Internet e parceiro da Inmarsat é a Deutsche Telekom. A Lufthansa Technik é a empresa responsável pela instalação dos sistemas e dos componentes, assim como pela obtenção das autorização necessárias e pelos contactos com as autoridades da aviação civil respetivas. Atualmente a Lufthansa Technik está a equipar toda a frota de Airbus A320 das companhias aéreas do Grupo Lufthansa – Lufthansa, Austrian Airlines e Eurowings. A Lufthansa Systems está a fornecer a infraestrutura técnica necessária para a ligação à Internet a bordo, que inclui a operação de rede no avião – o pré-requisito técnico para o WiFi a bordo – assim como o fornecimento do software necessário para a operação do portal da internet das respetivas companhias aéreas, através dos quais os passageiros acedem à net.

Desde sempre, a Lufthansa tem sido pioneira no campo da digitalização a bordo. A 15 de janeiro de 2003, a Lufthansa operou o primeiro voo comercial de longo curso do mundo com acesso à Internet. Apesar da popularidade crescente entre os passageiros e o serviço ser tecnicamente fiável, teve de ser descontinuado em 2006 porque o operador de satélite “Connexion by Boeing” cessou as suas operações comerciais. No entanto, desde dezembro de 2010 a Lufthansa voltou a ser a primeira companhia aérea a oferecer acesso à internet de banda larga em voos intercontinentais. Em junho de 2015, o FlyNet ficou disponível em todos os 107 aviões de longo curso da frota atualmente ao serviço da Lufthansa. A Eurowings também disponibiliza a bordo o acesso à Internet em todos os seus aviões de longo curso desde o final de 2015. Quando o Boeing 777 passou a fazer parte da frota da SWISS, esta companhia aérea também começou a disponibilizar acesso à Internet nos voos de longo curso, planeando introduzir a Internet a bordo dos seus voos de pequeno e médio curso a partir de 2018.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply