Mais de metade dos portugueses prefere fazer férias cá dentro

Mais de metade dos portugueses prefere fazer férias cá dentro

0

A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, analisou os dados das pesquisas sobre hotéis e constatou que o alojamento é um dos itens essenciais sempre que pensamos em viajar. De acordo com o primeiro Hotel Travel Report realizado pela momondo.pt, cerca de metade dos portugueses prefere o conforto de um hotel às outras opções existentes no mercado, sendo que 51% dos hotéis pesquisados ficam situados em território nacional.

“O alojamento é o nosso lar quando estamos longe de casa”, afirma Margarida Gameiro, Country Manager da momondo para Portugal. No entanto, “cada pessoa tem expetativas diferentes para a sua ‘casa’. Por isso, decidimos analisar o viajante português para perceber onde se situam os hotéis que pesquisam, consoante a duração da estada, o valor que gasta e as suas preferências. Os resultados são fascinantes, em particular a forte tendência para fazer férias em Portugal, com o Algarve a dominar claramente as preferências dos portugueses,” refere Margarida Gameiro.

Principais conclusões do Hotel Travel Report 2018 da momondo:

  • Destinos populares: as escapadinhas urbanas com vista para o mar são as mais populares para férias curtas. Os destinos com mais pesquisas de hotéis em Portugal são Lisboa, Albufeira e Porto, ao passo que na Europa as cidades escolhidas são Amesterdão, Paris e Londres. Para viagens até duas semanas, sobressai a devoção ao mar: Albufeira, Monte Gordo e Alvor são os três destinos mais populares em território luso. Na Europa, quatro das cinco cidades mais pesquisadas são costeiras e espanholas: Palma de Maiorca, Benidorm, Salou e Maspalomas.
  • Destinos mais em voga: os dados revelam que quatro em cinco (80%) portugueses prefere fazer férias na Europa, mas na verdade 51% dos hotéis pesquisados ficam em Portugal. A tendência de ir para fora cá dentro reflete-se nos destinos que registaram o maior aumento em pesquisas de hotéis ano após ano. A líder nas pesquisas é a cidade de Albufeira, com um aumento de 241%. Na Holanda, o encanto de Amesterdão é visível com um crescimento de 245% nas pesquisas de hotéis para essa cidade. Nos destinos de longo curso, o Sudeste Asiático coloca três cidades nas quatro mais pesquisadas (Bangecoque, Seul e Singapura), mas Nova Iorque lidera as preferências com um acréscimo de 147%.
  • Reservas e planificação: depois do stress de segunda-feira, os portugueses gostam de aproveitar uma parte do dia seguinte para planear as próximas férias. A terça-feira é o dia em que são feitas mais pesquisas de hotéis para os destinos mais populares, sendo que os aspirantes a viajantes passam, em média, 4 minutos a navegar na página.
  • Preferências: quando se trata de preferências, os hotéis de 4 estrelas são a categoria mais popular. De acordo com o International Travel Study (ITS) da momondo, é possível perceber que a localização é outro dos itens mais importante na hora de escolher um hotel, uma vez que, 53% revelam procurar hotéis próximos dos sítios que querem visitar.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply