MSC, Fincantieri e Snam assinam Memorando de Entendimento para construção de navio movido a hidrogénio

MSC Orchestra

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, a Fincantieri e a Snam, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), para determinar em conjunto, as condições para o projeto e construção do que tornar-se-á no primeiro navio de cruzeiro marítimo movido a hidrogénio do mundo.

O dono da terceira maior companhia de cruzeiros do mundo e parte do conglomerado marítimo e de logísticas líder mundial MSC Group, um dos maiores grupos de construção naval do mundo e uma operadora de infraestrutura energética internacional líder, juntou forças para realizar inicialmente um estudo que avaliará a viabilidade de projectar e construir o primeiro navio de cruzeiro oceânico do mundo movido a hidrogénio, o que permitiria operações com emissões zero em certas áreas, e o desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio relacionada.

O hidrogénio verde pode ser produzido sem combustíveis fósseis, usando energia renovável para dividir a água num processo chamado eletrólise e, portanto, pode ser livre de emissões num ciclo de vida completo. Pode ser usado para gerar energia elétrica através de uma célula de combustível, emitindo apenas vapor de água e calor. Este tipo de hidrogénio “verde” possui um grande potencial para contribuir para a descarbonização da indústria naval, incluindo os cruzeiros, seja na sua forma pura ou como combustível derivado de hidrogénio.

De acordo com os termos do MoU, durante os próximos 12 meses, as três empresas estudarão os principais factores relacionados ao desenvolvimento de navios de cruzeiro movidos a hidrogénio. Isso inclui a organização de espaços em navios para acomodar tecnologias H2 e células de combustível, parâmetros técnicos de sistemas de bordo, cálculo de potencial economia de emissões de gases de efeito estufa e uma análise técnica e económica do fornecimento de hidrogénio e infraestrutura.

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está comprometida em alcançar operações neutras em carbono até 2050. Para cumprir este objectivo, a Empresa está a trabalhar em parceria com uma ampla série de estaleiros, fornecedores, fabricantes e outras organizações e a investir em diferentes tecnologias e soluções futuras para a sua frota.

A implementação da cooperação acima descrita possivelmente será objecto de futuros acordos vinculativos a serem discutidos pelas Partes a respeito dos mesmos.

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