Natal e Final de Ano na Madeira: emoções à flor da pele!

Fotografia ©Francisco Correia

É na época das Festas de Natal e Fim de Ano na Madeira e Porto Santo que todas as emoções estão à flor da pele! O clima é de festa rija e a animação é diária. O arranque oficial das Festas de Natal e Fim de Ano ocorre a 1 de dezembro e fica marcado pelo momento em que se acendem as maravilhosas luzes de Natal na baixa da capital.

As decorações e as luzes que assumem um papel de destaque dando mais vida a todo um cenário urbano bem característico e acolhedor. O cheiro a festa invade todas as localidades desta terra rica em tradições que se evidenciam ainda mais por esta altura do ano.

O programa é extenso e revela a forte vertente religiosa da população (com destaque para as Missas do Parto, uma das maiores tradições natalícias da Madeira e do Porto Santo), bem como o poder cultural e artístico fomentado ao longo de décadas, culminando com o famoso fogo de artifício a 31 de dezembro.

Há sempre coisas a acontecer e não faltam bons motivos para querer passar toda esta quadra na Ilha da Madeira. A todos os que nos visitam nesta época, pedimos que venham com as baterias carregadas e com o modo de festa ativado, porque o verdadeiro 31 será mesmo conseguir acompanhar e aguentar o ritmo desta agenda recheada de sugestões que se estendem até meados de janeiro.

Espetáculos de Luz e Som

Na época natalícia todo o arquipélago enche-se de cor. Lâmpadas coloridas de várias cores tomam de assalto as principais ruas e avenidas. Em alguns dos principais pontos turísticos, este espetáculo visual é acompanhado pelas mais belas canções de Natal, sincronizando luz, som e esperança.

Fotografia ©Francisco Correia

Atuações de Natal

De 1 de dezembro a 7 de janeiro, passear pela baixa do Funchal é ter a oportunidade de presenciar atuações de diversos grupos madeirenses que, a diferentes horas do dia, surpreendem os transeuntes com as mais genuínas manifestações artísticas e culturais.

Fotografia ©Francisco Correia

Mercadinho de Natal – Placa Central Avenida Arriaga

Composto por várias casinhas com decoração natalícia, o nosso mercadinho de Natal é, durante esta época, ponto de encontro diário de locais e turistas. Este é um espaço que durante o dia apresenta os mais diversos produtos regionais, das frutas tropicais às belas flores, e que, à noite transforma-se no lugar ideal para degustar uma sublime poncha, entre amigos.

Fotografia ©Francisco Correia

Aldeia Etnográfica – Largo da Restauração

Instalada no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica representa ao vivo várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e presépios tradicionais, promovendo a cultura madeirense.

Fotografia ©Francisco Correia

Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional

Exposição da responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM).

Um espaço onde se poderá ver e adquirir Bordado e Artesanato Regional, em dias específicos. Poderá ainda, degustar iguarias de natal com Vinho Madeira.

Fotografia ©Francisco Correia

Noite do Mercado

Realizar as últimas compras de Natal na noite do dia 23 de dezembro é uma tradição que leva milhares de madeirenses até às ruas circundantes ao Mercado dos Lavradores, no Funchal. As ruas envolventes ao Mercado, encerradas ao trânsito, transformam-se numa montra ampliada, na qual são expostos produtos regionais: frutas, legumes, flores, doces e bebidas típicas do Natal. Os bares circundantes aproveitam a ocasião para se manterem abertos toda a noite, contribuindo para que esta seja uma das noites mais longas e animadas da Madeira.

Espetáculo Pirotécnico de Passagem de Ano – Funchal | Porto Santo – 31 de dezembro

O espetáculo de fogo de artifício que marca a entrada no novo ano na Madeira, dispensa apresentações.

Classificado como o “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo” na passagem de ano de 2006 para 2007, manteve a distinção até 2012, pelo Guiness World Records. Pela sua magnitude, as Festas de Fim de Ano constituem o maior cartaz turístico da Região. O “réveillon” concentra-se na cidade do Funchal, e utiliza a Baía do Funchal como anfiteatro deste espetáculo de luz e de cor cujos principais artistas são os sonoros e coloridos foguetes, que tornam esta numa noite mágica.

Fotografia ©Miguel Nobrega

Cantar dos Reis – Jardim Municipal – 5 janeiro

A Chegada dos Reis Magos comemora-se no dia 5 de janeiro com o famoso Bolo-Rei que traz, no seu interior, uma fava e um brinde. Diz a tradição que a quem, por sorte, calhar a fatia que contém a fava terá de comprar o bolo no ano seguinte e a quem calhar o brinde terá de comprar as bebidas. No auditório do Jardim Municipal, no dia 5 de janeiro pelas 19 horas, cantam-se os Reis num concerto aberto ao público que reaviva esta tradição madeirense.

Fotografia ©Francisco Correia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui