NH Hotel Group colocou com sucesso novos títulos seniores garantidos no mercado com o objetivo de ampliar o perfil de vencimento da dívida do Grupo para os próximos anos, aumentar a vida média da dívida, reduzir os custos médios de empréstimos e reduzir a dívida bruta.
Aproveitando o bom desempenho operacional e financeiro do Grupo, aliado a um forte ambiente de mercados de capitais, o Grupo optou estrategicamente por refinanciar uma parcela dos títulos emitidos em 2013 antes do vencimento, expandindo a questão realizada em Setembro do ano passado.
O Grupo colocou hoje 115 milhões de euros de obrigações adicionais. Os termos dos novos títulos, que possuem um cupão de 3,75% e vencimento em 2023, são semelhantes aos emitidos em 2016; na verdade, as duas emissões de títulos foram transformadas numa única parcela de 400 milhões de euros. No entanto, foram emitidas como um prémio de paridade de 3,375%, implicando um rendimento até ao vencimento de cerca de 3%.
Graças a esta transação, o NH Hotel Group irá refinanciar 150 milhões de euros emitidos em 2013 a uma taxa de juros de 6,875%, uma vez que é significativamente superior à taxa efetiva dos títulos emitidos hoje, alargar o seu perfil de vencimento da dívida e reduzir a dívida bruta, utilizando os rendimentos desta nova emissão, sendo o restante proveniente de Caixa.
Após o anúncio do negócio, as agências de rating como a Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch reiteraram tanto as suas classificações de crédito corporativas recentes quanto as atribuídas à dívida sénior, que estão dois níveis acima da classificação corporativa.
No caso da Fitch, a agência atualizou a sua perspetiva para positiva, tendo em conta os melhores resultados da companhia em 2016 e das suas perspetivas de melhoria na maioria dos mercados nos próximos anos.