Norte-americanos são os que mais gastam no Porto e Norte de Portugal

0
954

O IPDT, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, traçou o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal (PNP) em 2015. As conclusões mostram que o valor do consumo médio por pessoa é idêntico ao do ano anterior. Cada turista gastou, em média, 68 euros por noite, o mesmo valor que o registado em 2014.

Por mercado emissor, os turistas norte-americanos são os que mais gastam no PNP, com um consumo médio por pessoa/noite de 122 euros. Seguem-se brasileiros e italianos.

O estudo indica que 37 por cento dos turistas viajaram para o Porto e Norte de Portugal para visitar familiares e amigos, 36 por cento por motivo de férias e 25 por cento em negócios. Os que se deslocaram em férias, fizeram-no em short-breaks, destacando o descanso, a gastronomia e os vinhos como principais atributos da região.

A este nível, refira-se que 89 por cento destes turistas declararam não ter ponderado outros destinos quando decidiram fazer férias no PNP. Os que referem ter pensado escolher outros destinos, indicam Espanha, França e Itália, tendo optado por Portugal devido aos preços e à curiosidade.

Os turistas que visitaram o Porto e Norte em 2015 ficaram satisfeitos com a viagem à região (6,12 pontos, numa escala de 1 a 7), revelando intenção de recomendar o destino.

Ryanair e TAP continuam a ser as companhias mais utilizadas

França e Espanha são os principais mercados emissores de turistas estrangeiros para o Porto e Norte de Portugal, através do aeroporto do Porto. Em relação às companhias aéreas mais utilizadas pelos turistas, Ryanair e TAP são as que apresentam maiores quotas de mercado.

Os turistas que visitaram o PNP em 2015 têm idades compreendidas entre os 26 e os 50 anos; 64 por cento são casados ou vivem em união de facto, tendo um rendimento médio maioritariamente entre 2.000 e 3.000 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here