Novo IKEDA: uma taberna japonesa na cidade do Porto

 

O grupo de restauração nortenho 5Y acaba de reinventar o restaurante IKEDA, no Porto, e oferece agora aos clientes um conceito original: uma izakaya, ou taberna japonesa. Situa-se na Rua do Campo Alegre 416, e recria um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, requintado.

Mantendo o nome original, o IKEDA tem uma nova gerência e identidade renovada. Sempre foi um restaurante oriental famoso no Porto, mas promete agora ser «uma referência nacional, com um conceito izakaya». Deste modo, traz à cidade «a simbologia, energia e essência das verdadeiras tabernas japonesas.»

Originalmente o termo «izakaya» conjuga os conceitos de «sentar» e de «loja de saqué». Ou seja, as izakayas são locais onde se pode beber e petiscar, com uma certa informalidade.

Conforme explica o CEO do Grupo 5Y, Yang Qi, o novo IKEDA oferece «uma experiência contemporânea, elegante e acessível, onde a partilha, o equilíbrio de sabores e a qualidade do produto são o centro da experiência.»

Na carta, há três pilares de qualidade, em linha com a imagem de marca do Grupo 5Y. Desde logo, o produto, com «peixe fresco todos os dias, arroz de qualidade superior e matéria-prima sazonal de excelência.»

A par disso, o IKEDA traz a «tradição asiática com criatividade, e técnicas tradicionais reinterpretadas com um toque contemporâneo.» Sendo uma taberna, não podia faltar «partilha e conforto, com pratos pensados para o centro da mesa, permitindo uma experiência dinâmica e social, típica das tabernas japonesas.»

Em suma, «a linha orientadora é equilibrar sabores únicos e delicados, mantendo a autenticidade do produto, mas com liberdade criativa para surpreender o cliente.»

UMA DAS ESTRELAS DO MENU: «JAPONESINHA» À MODA DO IKEDA

Na ementa, Yang Qi destaca «pratos únicos como o mini tártaro, o sashimi de otoro, a japonesinha, e a nossa seleção de gunkans. Mas o melhor será mesmo que o cliente, com base nos seus gostos, se deixe levar pelas sugestões personalizadas da nossa equipa.»

Aparentada da francesinha, a japonesinha é uma das estrelas do menu do IKEDA, consistindo numa requintada panqueca japonesa com legumes, camarão e ovo.

Mais do que um nome, a palavra IKEDA, de origem japonesa, «remete para paz, harmonia, natureza e prosperidade. Yang Qi explica que «o significado literal da palavra refere-se a “campos de arroz no lago”.» Precisamente, a decoração com aves esvoaçantes, junto ao teto, faz lembrar o voo rasante das aves sobre a água.

Na prática, IKEDA é «um símbolo de prosperidade e abundância no Japão, e os lagos são considerados locais sagrados, valores que refletem o espírito do restaurante e que pretendemos transmitir a quem nos visita.»

Assim, «este nome tem um forte simbolismo para nós, já que o arroz é o elemento base e fundamental da gastronomia japonesa, e é o elemento-chave da cozinha do IKEDA.»

Sendo uma taberna japonesa, o IKEDA presta-se a jantares de grupo, e aceita reservas com antecedência. Está aberto todos os dias da semana, exceto à segunda-feira.