A primeira edição das Olimpíadas do Turismo já tem mais de 550 estudantes inscritos, duas semanas após o lançamento do desafio e abertura das inscrições online, que correspondem a mais de 223 equipas em concurso, de inúmeras escolas secundárias de norte a sul de Portugal.
As Olimpíadas do Turismo 2021 terão duas fases de participação: No dia 20 abril o Mobile Challenge que é a pré-eliminatória e que está neste momento a receber inscrições e a Grande Final no dia 5 de maio.
O objetivo desta iniciativa é promover a oferta formativa e as opções de ensino oferecidas em Portugal, no setor do Turismo, com foco nas idades entre os 13 e 14 anos, quando Estudantes e Educadores ponderam opções futuras para o secundário, onde se destaca a oferta específica para a área da Hotelaria/Turismo das Escolas Turismo de Portugal.
Aprendendo com a “gamificação”
As Olimpíadas do Turismo são uma prova competitivo-didática da SFORI, realizada com o apoio da Escolas Turismo de Portugal, que aposta numa abordagem inovadora para sensibilizar jovens do 8º e 9º ano de escolaridade sobre as opções de empregabilidade, na área do Turismo. Trata-se de um evento 100% digital, disputado por equipas formadas por dois ou três membros, que numa primeira fase apenas recorrem ao seu talento e a um telefone (smartphone) com ligação à Internet.
Prémios para alunos e escolas
A juntar aos prémios reservados para alunos participantes e vencedores, indicados no site das Olimpíadas do Turismo, há igualmente prémios para escolas das equipas nas fases Mobile Challenge e Final das Olimpíadas do Turismo.
A Escola com maior número de equipas participantes no Mobile Challenge (prova de 20 minutos, dia 20 de abril) receberá como prémio uma impressora e um videoprojector.
Para as escolas dos participantes na final das Olimpíadas do Turismo (seis horas de jogo para 20 equipas finalistas), no dia de 5 maio, haverá Troféus para as três melhor classificadas e um prémio Surpresa para a escola que alcançar a melhor classificação.