PO.RO.S Museu Portugal Romano em Sicó

Mais do que promover a preservação do património material, este museu procura dar a conhecer e preservar o património imaterial que se encontra escondido entre as ruínas do vasto Império Romano.

Há cerca de 2.000 anos os romanos chegaram às Terras de Sicó. No limite do Império, Conímbriga tornou-se num centro verdadeiramente romanizado.

O PO.RO.S – MUSEU PORTUGAL ROMANO EM SICÓ é uma viagem à presença romana nas Terras de Sicó, que dá a conhecer o encontro de culturas que moldou a história do território. Apresenta o tema da Romanização, dedicando particular atenção à sua influência na região de Sicó, através de uma experiência interativa que se centra na coleção museológica do concelho de Condeixa e em conteúdos de qualidade, produzidos pelos melhores especialistas na presença romana em Portugal. Para além disso, uma museografia contemporânea suportada por sistemas tecnológicos de vanguarda transporta-nos para uma viagem no tempo até aos romanos.

A TECNOLOGIA ESTIMULA OS SENTIDOS e dá à exposição um caráter vivo e dinâmico, capaz de aliar conhecimento e entretenimento e, com isso, contribuir para a salvaguarda e divulgação da memória histórica da romanização.

Alicerçando-se no objetivo de chegar aos mais variados públicos, o PO.RO.S apresenta um espaço apelativo, não só em termos museográficos, mas também do ponto de vista da tecnologia, sendo esta central para a apreensão da mensagem por parte do visitante.

Foi pensado também para ser um espaço congregador, uma porta de acesso, um centro de serviços e um elemento catalisador para o Concelho de Condeixa, sem esquecer os seus habitantes que assumem um papel preponderante para o seu entendimento e vivência.

Tem como equipamentos/recursos base: a sala de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, um auditório, zonas administrativas, áreas para ateliers pedagógicos, um bar e uma zona para centro de serviços patrimoniais e de inovação.

CARACTERÍSTICAS DA EXPOSIÇÃO PERMANENTE. A museografia assenta em núcleos temáticos que focam os vários aspetos da romanização. Começando por convidar o visitante a entrar no túnel do tempo, onde é sugestionado a fazer uma viagem, passando por vários períodos da história até chegar à Civilização Romana. Conta-se a sua história, começando pela fundação e não esquecendo o exército, a construção, as atividades comerciais, o direito, a alimentação, a vida privada, bem como o papel fundamental do culto religioso e das termas romanas.

Todo o discurso expositivo é concebido para estimular os sentidos, de modo a atrair e manter a atenção do visitante, permitindo-lhe um fácil entendimento e retenção da informação. Desta maneira, pretende-se que o visitante assuma uma atitude positiva para descobrir o território e a sua difusão como espaço de vida e sentir.

HISTÓRIA DO EDIFÍCIO. O PO.RO.S ocupa o antigo solar da Quinta de São Tomé, classificado como Imóvel de Interesse Municipal.

A casa foi, provavelmente, edificada no séc. XVI, não prevalecendo, no entanto, quaisquer vestígios dessa altura. No século XIX, o solar sofre profundas remodelações de que são visíveis os trabalhos de alvenaria com decoração neomanuelina presentes na fachada interior, nomeadamente na capela.

O solar sofreu obras de recuperação 2011-2014 para albergar o Museu PO.RO.S. O Município de Condeixa procurou criar um equipamento cultural destinado ao estudo e promoção da presença romana no concelho e em Portugal, tendo por base a ligação a Conímbriga e com a coleção arqueológica encontrada nos limites territoriais desta autarquia.

Reconhecimentos

  • Aplicação de Gestão e Multimédia (Prémios da APOM 2018)
  • Heritage in Motion 2018Best Achievement Award e ainda Aplicações e Experiências Interativas (Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana);
  • Nomeação para os EMYA 2021 – European Museum of the Year 2021 (Fórum Europeu dos Museus);
  • Os melhores museus em Portugal para visitar com as crianças – Twinkl Resources 2022;
  • Melhor Projeto de Tecnologia aplicada ao Património 2023 (Património.pt).

PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó

Av. Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, nº 41

3150-160 Condeixa-a-Nova

Tel.: 239 949 122

www.poros.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui