Primeiro ano de Experiências Airbnb garante mais de 5 milhões de receitas...

Primeiro ano de Experiências Airbnb garante mais de 5 milhões de receitas aos anfitriões

0

Um ano após o seu lançamento a nível mundial as Experiências Airbnb garantiram mais de cinco milhões de euros de receitas aos anfitriões, confirmando que os turistas procuram cada vez mais atividades projetadas e lideradas por especialistas locais, propostas como complemento à oferta de alojamento através da plataforma da Airbnb.

Trata-se de um dos lançamentos mais significativos na história da empresa, já que representa o início da expansão da Airbnb para além do alojamento local. Desde novembro de 2016 o número de Experiências disponíveis aumentou seis vezes, estando atualmente disponíveis mais de 3.100 experiências em 40 países de todos os continentes, à exceção da Antártida.
Lisboa disponibiliza atualmente 155 Experiências através da Airbnb.

Por outro lado, desde o início de 2017 o número de pessoas a reservar estas Experiências disponibilizadas na plataforma da Airbnb cresceu 15 vezes, continuando a crescer de forma constante: outubro foi mesmo o mês que registou o maior volume de reservas desde o lançamento destas atividades.

A cidade de Barcelona continua a ser o mercado de experiências mais popular na Airbnb, seguida por Los Angeles, Paris, Tóquio e São Francisco, mas Lisboa está entre as cidades em que as reservas de Experiências mais têm crescido – é já o 8º mercado com o crescimento mais rápido do número de experiências disponíveis em todo o mundo.
De resto, a Experiência «Lisbon’s Best Flavors» está no Top 10 das Experiências mais procuradas na Airbnb.

Seattle e Toronto são também cidades com elevado crescimento na reserva destas atividades, enquanto Nova Iorque, onde a Airbnb lançou as Experiências em setembro passado, é já o sexto mercado mais popular na plataforma.

Millennials, Foodies e Viajantes solitários
Os Millennials representam a maioria dos utilizadores destas atividades lideradas por especialistas locais. Duas em três reservas são feitas por clientes com menos de 35 anos, normalmente acompanhados por outra pessoa, embora estas experiências estejam também a ganhar grande popularidade entre os viajantes solitários. As reservas a dois, ou em grupo, são feitas maioritariamente para refeições e para experiências gastronómicas, enquanto quem viaja sozinho prefere Experiências ao ar livre e ligadas ao exercício físico.

A categoria mais popular de experiências a nível mundial é a gastronomia, enquanto em Lisboa as Experiências mais procuradas estão ligadas ao desporto, de acordo com as reservas dos últimos 30 dias.
Globalmente, 29% das Experiências reservadas por viajantes e locais concentram-se sobre alimentos e bebidas, seguidas de Experiências associadas às artes (14%) e ao desporto (10%).

Embora as Experiências Airbnb sejam utilizadas principalmente por turistas, há cada vez mais clientes locais a descobrir este novo hobby, ou simplesmente a aproveitar estas atividades para conhecer a sua cidade de uma maneira diferente.
Algumas das Experiências mais reservadas por pessoas da própria cidade passam por descobrir os Calanques da Provença num veleiro, participar numa aula de escultura em Paris, ou subir ao letreiro de Hollywood.

Do mesmo modo, através de experiências com fins solidários é possível aos viajantes e locais descobrir uma nova vertente do lugar onde estão e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo na comunidade. Através dessas atividades, lideradas por associações sem fins lucrativos, em que 100% do valor das reservas destinam-se a fins de caridade, os anfitriões que oferecem Experiências na Airbnb obtiveram mais de 420.000 euros em todo o mundo.

Em Lisboa a Experiência Costurar com as Avós (Sewing with Grannies) propõe workshops de artesanato – costura, crochê, serigrafia e tecelagem – com a comunidade idosa, revertendo todo o valor para a Associação Fermenta, que promove programas de integração de pessoas na vida ativa.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply