TAP: há 80 anos a voar Portugal

A TAP Air Portugal celebrou o seu 80º aniversário, com diversas iniciativas a assinalarem a data festiva.

A companhia aérea portuguesa foi fundada em 14 de março de 1945, por Humberto Delgado. Após diversas etapas preparatórias, a então designada Transportes Aéreos Portugueses realiza o seu primeiro voo comercial regular em 19 de setembro de 1946, entre Lisboa e Madrid, num avião DC-3 Dakota.

80 anos depois, a TAP é a maior montra de Portugal no mundo e está no TOP3 das maiores exportadoras nacionais. Transportou, em 2024, mais de 16 milhões de passageiros.

Com uma frota de 99 aviões, este verão a companhia aérea nacional vai voar para 84 cidades, 10 na América do Norte, 14 na América do Sul, 12 em África, 6 em Portugal e 42 nos restantes países da Europa.

No total, a TAP vai realizar este verão mais de 1250 voos por semana. As principais novidades vão ser os novos voos Lisboa–Los Angeles, Porto–Boston, Terceira–S. Francisco e a retoma dos voos para Porto Alegre.

A TAP está classificada pela Airline Ratings, em 2025, como a companhia aérea mais segura da Europa e a décima primeira mais segura do mundo.

Luís Rodrigues, presidente da companhia, considera que “celebramos um marco histórico, os 80 anos da TAP Air Portugal. Ao longo destas oito décadas, a TAP cresceu de uma pequena transportadora, com dois aviões, para se tornar uma referência na aviação mundial, ligando Portugal ao mundo com excelência, inovação e compromisso.”

“Este percurso foi feito com a dedicação incansável de milhares de trabalhadores e a confiança dos nossos clientes e parceiros. Enfrentámos desafios, superámos adversidades e, com resiliência, reinventámo-nos para continuar a voar mais alto.”

“Olhamos para o futuro com ambição e determinação, apostando na modernização da frota, na sustentabilidade e na melhoria contínua da experiência dos nossos Clientes. A TAP continuará a ser uma ponte entre continentes, promovendo a cultura e a economia de Portugal e mantendo-se como um símbolo do nosso País no mundo.”

“A todos os que fazem parte desta história – Trabalhadores, Passageiros e Parceiros – o nosso mais profundo agradecimento. Que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas e sucesso”, conclui Luís Rodrigues.

Mário Chaves, COO da TAP, Sofia Lufinha, CCO da TAP e o ator Ricardo Pereira, que apresentou a celebração.

Novo filme publicitário estreia na BTL

A TAP Air Portugal estreou na BTL o seu novo filme publicitário, reforçando o seu papel como a maior montra de Portugal no mundo. Neste filme, os aviões da TAP são apresentados como território nacional, levando consigo a hospitalidade e os valores portugueses a cada destino. Mais do que uma companhia aérea, a TAP é um símbolo da identidade nacional, onde cada colaborador tem a missão de receber e acolher todos os passageiros com o calor e a autenticidade que fazem de Portugal um destino único.

 

Livro “Voar é Preciso” apresentado no âmbito dos 80 anos

O livro “Voar É Preciso” reúne mais de 700 imagens, a maioria inéditas, que vão mostrar a história de oito décadas da TAP.

A vida da companhia é contada através dos seus aviões, que assumem ao longo dos tempos o papel de personagens principais do enredo. Através da sua chegada, da importância estratégica para a companhia, das cidades para onde voaram e das linhas que inauguraram, conta-se a história de como estas aeronaves ajudaram a TAP a desenvolver-se ao longo dos anos e a transformar-se numa companhia de sucesso.

Editado em Português e em Inglês, conta com dezenas de gráficos, mapas de rotas, perfis de aeronaves e elenca a frota completa da TAP, com datas dos primeiros voos, desde a entrega à companhia, ao primeiro e último voo regular.

São autores do livro Rita Tamagnini, diretora de Comunicação Corporativa & Relações Externas da TAP Air Portugal, e Gianfranco Beting, fotógrafo, empresário brasileiro, executivo do setor.

O ator Ricardo Pereira e modelos envergando fardas históricas da TAP.

Novos Chefs, novos talentos, novas refeições de bordo com o Local Stars

Na celebração dos 80 anos, que teve um dos momentos altos no stand da TAP na BTL, em Lisboa, a companhia anunciou a nova edição do programa Local Stars.

Participam neste projeto seis talentos da gastronomia portuguesa, três mulheres e três homens. Cada Chef vai criar dois menus completos e cada um desses menus será servido durante dois meses à saída de Lisboa, na classe Executiva, em voos de Longo curso. A primeira proposta será assinada pela Chef Ana Moura, que a TAP transporta da Costa Alentejana para o mundo, e estará a bordo já no próximo mês de abril.

Os Chefs Marco Almeida, de Coimbra, Lídia Brás, de Trás-os-Montes, Ricardo Luz, do Algarve, Rita Magro, do Porto, e António Galapito, de Negrais, integram também o elenco da nova época do Local Stars, e estiveram presentes na BTL, onde foram apresentados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui