Turismo do Porto e Norte reforça crescimento de dormidas nos primeiros cinco meses de 2019

A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) acentuou a tendência de crescimento nas dormidas, sendo a primeira região do país no ranking de residentes, com 1,49 milhões de dormidas, e aproximando-se da média nacional do RevPar (receita por quarto disponível). Em maio, e segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a região registou um crescimento no número de dormidas de 9,9% (990 mil dormidas) num total acumulado desde janeiro de 3,6 milhões (mais 8,2%).

“São dados que confirmam as indicações que tínhamos dos operadores turísticos e que podem fazer deste um ano muito especial”, salienta o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins. Segundo os dados do INE referentes ao RevPar, o Porto e Norte mantém o 3º lugar no ranking com uma média de 49,9 euros, já mais próximo da média nacional (52,5 euros), assinalando um crescimento de 3,2% em relação a maio de 2018.

A região é ainda líder no ranking das dormidas de residentes, tanto em maio como no período de janeiro a maio, com crescimentos de 7,6% (maio) e de 6,8% (janeiro a maio). Nas dormidas de não residentes, o Porto e Norte cresceu 11,3% em maio e 9,3% entre janeiro e maio.

Nos proveitos totais, o Porto e Norte cresceu 12,2% em maio e 11,6% entre janeiro e maio, representando já 206,1 milhões de euros. Nos proveitos de aposento, o Porto e Norte mantém igual tendência no crescimento, entre os 11,8 e os 11% (maio e janeiro/maio, respetivamente).

Para Luís Pedro Martins, os resultados obtidos em maio de 2019, e que vão na linha do que tinha sucedido nos primeiros quatro meses do ano, “são fruto do trabalho de promoção e divulgação do destino Porto e Norte, que tem sido muito forte junto do mercado espanhol, mas com valores já muito interessantes de turistas com origem no mercado brasileiro, por exemplo”. Para o presidente da TPNP “estes são números que premeiam o trabalho desenvolvido pelos diversos stakeholders da região”. Luís Pedro Martins sublinha “as potencialidades turísticas de uma região que continua a ter uma margem de crescimento enorme”. “Estamos a trabalhar para reforçar a comunicação das potencialidades de toda a região e como exemplo desta estratégia ainda na sexta-feira passada inaugurámos uma tela gigante no Aeroporto Francisco Sá Carneiro para promover o destino do Parque Nacional da Peneda-Gerês e recordo que é a primeira vez que o nosso único Parque Nacional é promovido na principal porta de entada da região, o aeroporto”, diz.

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