Turistas que visitam o Porto e Norte gastam cada vez mais no...

Turistas que visitam o Porto e Norte gastam cada vez mais no destino

0

O IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal durante o Inverno IATA (outubro de 2016 a março de 2017). As conclusões mostram que o valor do consumo médio por estada fixa-se agora nos 967 euros. Trata-se de um aumento de 222 euros comparativamente ao gasto apurado em igual período de 2015/16. A estada média também aumentou de 6 para quase 7 noites, fixando-se o consumo médio por pessoa e noite em 79€, mais 5€ que no período homólogo anterior.

O estudo indica ainda que 6 em cada 10 turistas que chegam ao aeroporto pernoitam no grande Porto. Os turistas em negócios ou em lazer/férias concentram-se maioritariamente no grande Porto, enquanto os turistas em visita a familiares/amigos ficam, na sua maioria, alojados em locais fora do grande Porto. Dos que ficam no grande Porto, 45 por cento pernoitam em hotéis. Os que ficam no Norte de Portugal pernoitam na casa de familiares e amigos (53 por cento) ou em habitação própria (46 por cento).

Gastronomia no topo das preferências

De todas as atividades praticadas pelos turistas na visita ao Porto e Norte, mais de 70 por cento dos inquiridos revelam ter experimentado a gastronomia local, o que representa um acréscimo de 5 por cento face aos resultados do período homólogo anterior. O presidente do IPDT, António Jorge Costa, considera que este crescimento “é muito interessante e demonstra bem a importância económica deste produto para a região. É por isso importante não perder a autenticidade e continuar a apostar na gastronomia local de qualidade, que é um dos atributos mais genuínos do Porto e Norte”.

Os dados indicam ainda que o índice de satisfação com a visita ao PNP, numa escala de 1 a 7 pontos, se cifrou nos 6,38 pontos e a intenção de recomendar superou este valor (6,48 pontos). Os turistas revelaram que o rio e a zona histórica do Porto foram os locais que mais gostaram de visitar.

Analisando o perfil deste visitante, verifica-se que 56 por cento têm idades situadas entre os 19 e os 40 anos. Relativamente ao estado civil, apesar da maioria serem casados, a percentagem de solteiros a visitar a região neste período foi de 37 por cento. Os turistas apresentam um rendimento médio mensal de 3300 euros.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply