A Unlock Boutique Hotels acaba de anunciar o crescimento da rede e o aumento de serviços, numa consolidação reforçada pela parceria estratégica agora assinada com a histórica marca europeia Fauchon. Ao lado da rede hoteleira portuguesa, o grupo francês de luxo estudará a criação do seu primeiro hotel em Portugal. As parcerias estendem-se a outras marcas com a associação à Paez, à Samsonite e à abertura do segundo restaurante Letraria.
Atualmente com 21 unidades, em 14 localizações, a Unlock Boutique Hotels (UBH) acaba de anunciar, no seu evento anual, decorrido na passada quarta-feira, a adesão de mais 2 hotéis depois do início da gestão em novembro dos Jardins do Porto. A empresa fundada e presidida por Miguel Velez revelou ainda a entrada num novo segmento de hotéis de charme, com a abertura da rede a unidades até 20 quartos.
A rede portuguesa, participada da Portugal Ventures, assinou no mesmo dia a parceria estratégica com a Fauchon Hospitality, no âmbito da qual será feita uma análise do mercado nacional para permitir a estreia do grupo francês em Portugal.
Numa visão para a segunda metade da década, o grupo português delineou com a Fauchon uma estratégia de preparação do terreno para lançamento em Portugal de hotéis do famoso grupo centenário.
Com 130 anos de história, a Fauchon dispensa apresentações nos segmentos da gastronomia de luxo em restaurantes, cafés boutique e lojas de produtos premium, com a sua pastelaria de autor – na qual despontaram nomes como Pierre Hermé e Christophe Michalak –, macarons, chocolates, chás e outros produtos gourmet.
Ao negócio com uma centena de lojas franchisadas e 400 pontos de venda em 50 países, a Fauchon lançou-se em 2018 no negócio da hotelaria. Divisão com a qual a Unlock Boutique Hotels coopera a partir de agora para lançamento em Portugal desta marca, a Fauchon Hospitality iniciou a operação na cidade natal, Paris, seguindo-se Quioto, no Japão, em 2021 e, em preparação para abertura durante 2026, Riade, na Arábia Saudita.
“O turismo evoluiu neste século para setor estruturante da economia do país, em resultado de investimentos avultados de privados e do Estado, e da notoriedade internacional da marca Portugal”, nota Miguel Velez. “Os turistas franceses, tal como os norte-americanos, assumiram uma participação crescentemente importante nos resultados recorde que o turismo português vem acumulando. O interesse da Fauchon em se aliar a um grupo de reconhecido valor em Portugal resulta também desta visibilidade do país. Para a Unlock Boutique Hotels, a parceria potenciará o aproveitamento de oportunidades que temos detetado na prospeção realizada nos últimos anos, mas que não se enquadravam nos planos de expansão que tínhamos delineado”, explica o CEO da companhia portuguesa.