2016 foi o 3º melhor ano para o turismo de cruzeiros no Porto de Lisboa

O crescimento do número de passageiros e de escalas de cruzeiros no Porto de Lisboa, em 2016, foi de dois por cento, relativamente a 2015. Esta subida faz com que 2016 fique como o terceiro melhor ano de sempre no número de escalas de navios de cruzeiro no porto da capital portuguesa – 311. Também nos passageiros este foi um dos melhores anos com 522 497 turistas a visitarem Lisboa.

Para este resultado muito contribuiu o aumento de 12 por cento dos passageiros em turnaround, segmento que contribui significativamente para o crescimento da economia da Região e do País na medida em que permite a estes turistas permanecerem na cidade vários dias antes ou após a realização do cruzeiro. Dentro do segmento de turnaround, de um total de 47 632,foram os 24 107 passageiros embarcados que mais contribuíram para este incremento (+16 por cento), apesar de os 23 525 passageiros desembarcados também terem registado uma variação positiva (+8 por cento).

O número de tripulantes dos navios que visitaram Lisboa em 2016 também aumentou para 214 566, ou seja, mais três por cento face a 2015.

O aumento de 65 para 73 operações de embarque/desembarque (+12 por cento) justifica o crescimento ocorrido no segmento de turnaround, tendo os operadores Pullmantur Cruises, Oceania Cruises, Silversea Cruises e Windstar Cruises contribuído decisivamente para este incremento.

Importa ainda salientar que, ao longo de 2016, o Porto de Lisboa recebeu 17 navios em primeira escala, três dos quais estavam em viagem inaugural, acabados de sair dos estaleiros, o que reforça a importância crescente que o porto tem vindo a assumir nos itinerários de nova frota dos diferentes operadores.

O Porto de Lisboa e o Terminal de Cruzeiros de Lisboa congratulam-se pelos excelentes resultados alcançados na atividade de cruzeiros em 2016, reflexo de todo o trabalho feito em conjunto, e em parceria com todas as entidades envolvidas na atividade de Cruzeiros de Lisboa, na aposta da adaptação do Porto de Lisboa aos novos desafios que lhe têm sido colocados, e na sua promoção como importante destino de cruzeiros.

É, para todos, um enorme orgulho e satisfação assistir ao reforço da boa performance do porto de Lisboa e à sua consolidação e afirmação no negócio de cruzeiros de forma sustentável, num ano que também ficou marcado pelo facto de o Porto de Lisboa ter conquistado, em setembro, pela segunda vez, o prémio de “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa”, um título atribuído nos World Travel Awards, prémios internacionais que também distinguiram a cidade de Lisboa, pela terceira vez, com o prémio de “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui