“Lisboa é a rota com melhor rentabilidade da Europa”

A LATAM está a apostar fortemente na rota São Paulo – Lisboa, que iniciou em setembro de 2018, primeiro com cinco voos semanais e agora com uma frequência diária deste setembro último, dado que esta “é a rota com melhor rentabilidade da Europa”, segundo afirmou ontem, em conferência de imprensa, realizada em Lisboa, Cinthia Louza, sales manager da transportadora aérea brasileira para Portugal e Espanha.
“Desde que iniciámos a rota a taxa de ocupação sempre foi superior a 85%, com uma rentabilidade superior a qualquer uma das outras rotas europeias”, esclareceu.
Nesse sentido a transportadora decidiu passar a operar a rota a partir de hoje em aeronave A350, com uma capacidade de lugares superior em 44%, que o anterior B767.
O primeiro voo a ser operado com a nova aeronave saiu de São Paulo esta segunda-feira à noite, tendo chegado a Lisboa esta manhã, com uma capacidade de 309 lugares em económica e 30 em executiva, ou seja, 101 lugares a mais que o avião anterior e com o dobro de capacidade de carga.
Por outro lado, o A350 irá ainda permitir uma redução nos custos de operação em torno dos 25%. “As emissões de gases com efeito de estufa, assim como os custos de operação, serão até 25% inferiores”, adiantou a responsável.
A operação entre São Paulo e Lisboa contou, “em 2019, com 14.807 passageiros transportados” e com uma “faturação de 7,5 milhões de euros”, sendo que “70% dos passageiros viajam em lazer e 30% em negócios”.
No que respeita às vendas, Cinthia Louza assegura que 93% das vendas tem lugar no Brasil é apenas os restantes 7% correspondem a vendas da Europa. “A procura do Brasil é tão grande que acabamos por não ter espaço para vender da Europa para o Brasil. Por isso, também a decisão de aumentar o avião”, disse a sales manager, adiantando ainda quer cerca de 50% dos brasileiros opta por ficar em Portugal e a restante metade parte em direção a outros destinos europeus. Já da Europa para o Brasil “48% fica em São Paulo, 42% vai para o resto do Brasil é 9% viaja para a América do Sul”, concluiu.
O A350 irá passar a efetuar a operação ao longo de todo o ano, fazendo da LATAM a primeira companhia aérea a operar uma rota diária anual a operar para Lisboa com este tipo de avião, à exceção de duas semanas no pico do verão português, devido a uma questão de slots no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
A LATAM tem atualmente uma frota de oito aviões A350, estando prevista a chegada de mais quatro até ao final de 2021.
Na Europa, além de Lisboa, opera ainda para Madrid, Arcelina, Milão, Londres e Frankfurt.
No próximo dia 1 de maio a LATAM irá sair da aliança OneWorld e sem o objetivo de aderir à qualquer outra aliança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui