Depois do Costa Deliziosa e do Costa Diadema retomarem a sua atividade, também o Costa Smeralda vai regressar para um cruzeiro a partir de 10 de outubro. Para marcar o início das operações do navio estrela da Companhia, o primeiro da frota movido a LNG, a Costa Cruzeiros definiu um novo itinerário de uma semana para a redescoberta do melhor de Itália, com elevados padrões de segurança.
Um total de cinco cruzeiros programados de 10 de outubro a 7 de novembro, vão permitir aos passageiros visitar as belas cidades italianas da arte, mas também desfrutar de áreas e parques naturais de rara beleza, além de degustar a tradicional culinária local e os produtos da tradição gastronómica de cada região.
A primeira paragem do itinerário é Savona, onde os passageiros podem visitar outros destinos próximos, como Génova ou Finalborgo. A segunda é La Spezia, com excursões a Cinque Terre, Lerici, Florença ou Pisa. Segue-se a paragem em Cagliari, seguida de Nápoles, com a possibilidade de visitar Sorrento, Pompeia e o Palácio Real de Caserta. Os dois últimos destinos do itinerário são Messina, com excursões ao vulcão Etna e Taormina, e Civitavecchia, que oferece a descoberta de Roma e Tarquinia.
Tal como os outros dois navios da Costa Cruzeiros que já retomaram a atividade, a bordo do Costa Smeralda será aplicado o Protocolo de Segurança Costa. Desenvolvido pela empresa em conjunto com um painel de especialistas científicos, o Protocolo inclui novas medidas operacionais adaptadas às necessidades da situação do COVID-19, em total conformidade com as indicações definidas pelas autoridades italianas e europeias. O Protocolo de Segurança da Costa leva em consideração todos os aspetos da experiência do cruzeiro, desde a reserva até ao regresso a casa. As principais medidas incluem o teste de cotonete para todos os passageiros e tripulantes antes de embarque, verificação da temperatura no desembarque e regresso ao navio, visitas aos destinos apenas com excursões protegidas, distanciamento físico a bordo e nos terminais. Devido à redução do número de passageiros, foram introduzidas também novas formas de utilização dos serviços a bordo, melhoria da higienização e dos serviços médicos, e uso de máscaras faciais de proteção sempre que necessário.
O Costa Smeralda, batizado em Savona a 22 de fevereiro deste ano, é uma homenagem a Itália, fruto de um extraordinário projeto criativo que visa exaltar e dar vida ao melhor de Itália num só local. O design italiano também é a principal atração do CoDe – Costa Design Museum, o primeiro museu construído num navio de cruzeiro. A oferta a bordo enquadra-se perfeitamente neste contexto extraordinário: do Spa Solemio às áreas dedicadas à animação; desde bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas, aos 16 restaurantes e espaços dedicados à “experiência gastronómica”, incluindo o novo restaurante dedicado a famílias com crianças.
O Costa Smeralda é também uma verdadeira “cidade inteligente” itinerante, com tecnologias sustentáveis e conceitos de economia circular para reduzir o impacto ambiental. Devido à utilização de GNL, a tecnologia de propulsão atualmente mais avançada para reduzir as emissões, o Costa Smeralda pode eliminar quase completamente as emissões de óxidos de enxofre (emissões zero) e partículas (redução de 95-100%), reduzindo significativamente as emissões de gases de óxido de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (redução de até 20%). A necessidade diária de água do navio é assegurada pela transformação direta da água do mar através de processos de dessalinização; o consumo de energia também é reduzido ao mínimo através de um sistema inteligente de eficiência energética. A separação de resíduos e a reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio são feitas 100% a bordo.
A partir de 14 de novembro de 2020, o Costa Smeralda está programado para retomar o seu itinerário de uma semana em Itália, França e Espanha, novamente a partir de Savona. A Costa Cruzeiros está a colaborar com as autoridades nacionais e locais dos países incluídos neste itinerário, com o objetivo de oferecer aos seus passageiros uma experiência de férias segura e agradável, através da implementação do Protocolo Costa Safety em todos os destinos incluídos no novo programa de 2021.