Com foco no relançamento do mercado emissor português, um mercado de grande relevância para o país, a Delegação do Turismo de Marrocos acaba de criar uma plataforma virtual inovadora que tem como objetivo a promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos marroquinos. Esta plataforma denominada “B2Marrocos” dirige-se a Operadores Turísticos, Agentes de Viagens e todos os que mantêm relações comercias entre os dois mercados na esfera do Turismo.
A plataforma B2Marrocos é um suporte comercial virtual ao trade turístico português, onde podem ser encontradas todas as ferramentas necessárias para a reconsideração de Marrocos ao nível de Alojamento, Excursões, Restauração, Atividades ou MICE.
As principais vantagens desta plataforma passam pela criação de um novo conceito de loja virtual, espaços personalizados reservados aos expositores, ferramenta de marketing, acesso a todos os profissionais do setor, ponto de encontro para todos os que desenvolvem a sua atividade na indústria turística e possibilidade de interação direta em tempo real entre fornecedores marroquinos e trade nacional.
O B2Marrocos é um verdadeiro ponto de encontro digital, no qual todos os profissionais de turismo portugueses podem contatar em tempo real com diferentes tipos de fornecedores marroquinos, acedendo de forma direta às suas marcas, tipos de serviços e stands virtuais interativos, onde podem encontrar toda a informação relevante de forma direta sobre um destino turístico global.
A par da Academia de Marrocos lançada em outubro, uma plataforma de e-learning para agentes de viagens com o objetivo de os dotar de uma aprendizagem completa sobre o destino, esta nova plataforma, integra uma estratégia alargada de apoio à recuperação da indústria turística dos dois países num ano completamente atípico e que atingiu fortemente a atividade turística.
Segundo, Abdellatif Achachi, diretor do Turismo de Marrocos em Portugal, os “objetivos com a Marketplace B2Marrocos bem como a plataforma do E-learning Academia Marrocos, são claramente dirigidos à retoma da posição do destino turístico “Marrocos” em Portugal, uma vez que no período pré-pandemia se encontrava numa curva ascendente. Entre 2014 e 2019 as chegadas duplicaram e as dormidas triplicaram no mesmo período. Esta situação nunca teria tido lugar sem o forte empenho dos profissionais do turismo dos dois lados, os portugueses e os marroquinos. Temos de ter presente que os operadores turísticos, os agentes de viagens, a companhia aérea TAP e os jornalistas dos medias especializados bem como os generalistas, foram envolvidos e deram total suporte ao desenvolvimento da atração por Marrocos como destino viável e “empolgante” para os viajantes portugueses, o que merece um agradecimento profissional e amigável da parte do Turismo de Marrocos.”
Importância do Mercado Português
Marrocos é considerado o ponto de encontro entre a Europa e África. Portugal ocupa o primeiro lugar entre os 20 mercados emissores e entre 2014 e 2019, apresentou um crescimento de 15%. No ano passado, Marrocos recebeu 13 milhões de turistas, afirmando este país como um dos destinos de maior destaque no continente africano.
Grandes eventos em 2021
O próximo ano é marcado por grandes eventos que têm por objetivo a recuperação do setor turístico a nível mundial. Destaque para a 24ª Assembleia da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a qual Marrocos foi eleito oficialmente como anfitrião. Os membros da última Assembleia realizada em São Petersburgo, votaram a favor de Marrocos fase a otras candidaturas como o Quénia ou a Filipinas. Outro acontecimento relevante para o país é a realização do Congresso Anual da Associação de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Britânicos (ABTA) em Marraquexe em 2021.