O NH Hotel Group apresentou, no final da semana passada, os seus resultados de 2015 que confirmam a tendência positiva evidenciada ao longo do ano. No terceiro ano do seu plano estratégico, o grupo cumpriu as previsões de crescimento de mercado após dois anos de investimento no seu reposicionamento estratégico e na melhoria das suas capacidades de organização, gestão e comunicação.
Sentiu-se uma evolução crescente na atividade hoteleira dos hotéis NH ao longo do ano, superando a concorrência ao nível de preços nos principais destinos onde o grupo opera. Esta situação resultou num um aumento da faturação por quarto disponível (RevPAR) de 11% em 2015, 95% do mesmo baseado no aumento do preço médio. Estes valores superam os objetivos de crescimento definidos pelo NH Hotel Group para 2015.
As receitas totais do NH Hotel Group cresceram 10,3%, chegando aos 1.395 milhões de euros; o EBITDA melhorou em 35,8% até aos 149,5 milhões de euros e o rendimento líquido alcançou os 0,9 milhões de euros, face a perdas de menos 9,6 milhões de euros no período homólogo de 2014. O regresso à rentabilidade revela o foco do grupo hoteleiro em gerar valor para os seus acionistas através do aumento do seu lucro líquido.
Se em 2015 o NH Hotel Group conseguiu cumprir os seus objetivos, o grupo espera agora superá-los com a atualização do seu plano estratégico, através do aumento da faturação, de uma carteira melhor posicionada e otimizada, e também de um aumento de qualidade. A previsão para 2016 é muito favorável: aponta para um aumento das receitas em 8%, um EBITDA comparável ao do exercício anterior em torno dos 200 milhões de euros e um objetivo de redução do rácio de alavancagem de 5,6 vezes a 4,0.
Em Portugal, o NH Hotel Group tem três hotéis, sendo eles o NH Lisboa Liberdade e o NH Campo Grande, ambos em Lisboa e, no Porto, o NH Collection Porto Batalha. A otimização da estratégia do grupo hoteleiro reflete-se na remodelação do NH Lisboa Liberdade para se tornar NH Collection, a marca premium do grupo.