À medida que se continua a sonhar com viagens de verão, novos dados de uma pesquisa impulsionada pela eDreams ODIGEO, companhia de viagens online da Europa, revelam aquilo que os consumidores vão valorizar mais quando voltarem a reservar as suas futuras viagens.
De forma geral, o estudo, que incluiu 1000 adultos em Portugal, demonstra que a esmagadora maioria (77%) dos inquiridos portugueses vai procurar um maior leque de opções no que toca a companhias aéreas e serviços de alojamento, em comparação com o período anterior à pandemia. De facto, apenas 7% dos viajantes nacionais dá prioridade a uma companhia aérea específica no momento de reservar a sua próxima deslocação ao estrangeiro.
Em comparação com os dados deste estudo realizado para a eDreams ODIGEO noutros países do mundo, retiram-se duas conclusões interessantes: por um lado, que os portugueses são dos viajantes que mais valorizam a variedade de opções para as suas aventuras (apenas atrás dos espanhóis, com 80%); e por outro, que os portugueses são os viajantes menos fiéis a alguma companhia aérea em particular entre todos os países inquiridos.
Tendo em conta este crescimento da procura por mais opções, o modelo de agência de viagens online (OTA, na sua sigla em inglês) da eDreams ODIGEO torna-se ainda mais relevante para os viajantes, uma vez que lhes permite aceder ao mercado de viagens global a partir de uma única plataforma. Isto também beneficia as companhias aéreas e as empresas de serviços de alojamento, uma vez que podem vender bilhetes de avião e quartos a clientes que são agora menos fiéis a determinadas companhias ou marcas do que eram antes da pandemia. Agora, há uma maior probabilidade de que os viajantes comparem e combinem diferentes opções de serviços de viagens nas suas férias de Verão.
Preço entre os fatores mais importantes
Após um ano de restrições e confinamentos, os viajantes estão ansiosos por poder voltar a circular, uma realidade também confirmada por dados internos da plataforma da eDreams ODIGEO: a pesquisa por viagens ao estrangeiro em julho, quando se espera que as restrições de viagens internacionais sejam levantadas, subiu 117%. No entanto, o preço é altamente importante para os viajantes portugueses, com 7 em cada 10 a referir que valoriza, acima de qualquer outra coisa, conseguir um bom preço para as suas viagens. Em segundo lugar fica a conveniência da rota que vão seguir (20%).
Preferências de viagem no pós-pandemia
Uma vez que os dados são claros e a grande maioria dos viajantes quer poder considerar um leque mais vasto de companhias aéreas e de opções de alojamento quando reservarem as suas futuras viagens, isto representa uma oportunidade, à medida que a indústria vai recuperando da pandemia, para as empresas de viagens, alojamento e companhias aéreas irem ao encontro das necessidades e preferências destes novos clientes.