A Costa Cruzeiros apresentou, no porto de Savona, o preview do Costa Firenze, o novo navio da sua frota que partiu no dia 4 de julho para o seu primeiro cruzeiro.
Desenhado e construído pela Fincantieri nos estaleiros Marghera, o Costa Firenze é inspirado no Renascimento florentino em toda a sua glória e captura através dos detalhes o gosto pela beleza pela qual a cidade de Florença é conhecida mundialmente. O design interior reflete a harmonia de um passeio por uma rua ou praça em Florença, começando pela escolha das cores, geometrias e formas do seu design interior. O elegante átrio ‘Piazza della Signoria’ é simbólico e homenageia a praça florentina. Parte da oferta a bordo também se caracteriza pela inspiração florentina, como é o caso da Fiorentina Steak House, que oferece algumas das melhores carnes da Toscana, e a experiência do vinho Frescobaldi, onde os passageiros podem experimentar a Diversidade Toscana, degustando os vinhos Marchesi Frescobaldi.
Para selar o vínculo com a cidade, o presidente da Costa Cruzeiros, Mario Zanetti, e o presidente da câmara de Florença, Dario Nardella, anunciaram um acordo de cooperação a bordo do Costa Firenze para promover o turismo na cidade, começando com a contribuição da Costa para a restauração das Placas de Dante no 700º aniversário da morte de Dante Alighieri.
Ao todo, são 33 placas de pedra, dispostas em diversos pontos da cidade, que resultam de um projeto de investigação histórica que data do início do século XX. Cada placa traz uma citação de um dos três cânticos da Divina Commedia – nove do Inferno, cinco do Purgatório e 19 do Paraíso – nos quais se faz referência a lugares, acontecimentos reais e cidadãos ilustres da época. Ao seguir as placas, que traçam um percurso poético, cidadãos e turistas podem reviver lugares e acontecimentos históricos em que o grande poeta foi muitas vezes protagonista.
O preview do Costa Firenze foi também uma oportunidade para a Costa apresentar o seu Manifesto pelo turismo valorizado, sustentável e inclusivo que resume o compromisso da empresa em crescer junto com os territórios visitados pelos seus navios. De acordo com o Manifesto, os destinos não são considerados um conjunto de atrativos turísticos, mas sim comunidades que constroem em conjunto um modelo de turismo que gera maior valor económico e social, inspirando um novo “renascimento”. Com a apresentação do Manifesto, a Costa iniciará um processo de partilha com instituições, associações e stakeholders das cidades, regiões e países onde a empresa atua para desenvolver um diálogo e uma colaboração que siga os princípios do Manifesto, a partir do Itinerário do Costa Firenze.
Os primeiros cruzeiros do Costa Firenze, começam com a viagem inaugural a 4 de julho, e vão permitir aos passageiros visitar seis destinos italianos diferentes numa semana de férias: Savona, Civitavecchia / Roma, Nápoles, Catânia, Palermo e Cagliari, que podem ser explorados em profundidade em excursões, com escalas de mais de 10 horas nos portos. De final de julho a final de agosto, o itinerário também permitirá aos passageiros redescobrir Malta, com uma escala em Valletta, e a partir de 12 de setembro também França (Marselha) e Espanha (Barcelona e Ibiza), com partida de Itália.
Durante o inverno de 2021-22, o Costa Firenze estará posicionado em Dubai para visitar os Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã. O itinerário de uma semana inclui Abu Dhabi, Doha, Muscat e uma paragem de vários dias em Dubai, com pacotes específicos para visitar a Expo Dubai 2020. A Costa Cruzeiros é Patrocinador Ouro do Pavilhão Italiano na Expo Dubai 2020.