Agora que a pandemia é coisa do passado, a Airbnb espera mais de 300 milhões de chegadas de hóspedes. Por isso, tem estado a trabalhar na sua maior atualização de sempre, começando pelo Airbnb Quartos, um regresso melhorado à sua essência. A plataforma também lança mais de 50 novas funcionalidades e atualizações baseadas nos comentários de anfitriões e hóspedes.
Plataforma apresenta a Airbnb Quartos
A Airbnb nasceu como uma alternativa ao alojamento tradicional: permitiu às pessoas partilhar uma casa com outras pessoas enquanto viajavam. Esta ideia original tem duas vantagens principais. A primeira é que é mais acessível: mais de 80% dos quartos privados na plataforma Airbnb custam menos de 100 dólares por noite; de facto, o preço médio por noite é de 67 dólares. A segunda é que ao ficar com um anfitrião, é possível viajar de uma forma muito mais autêntica, porque além de estabelecer uma nova ligação pessoal, também é possível viver alguns dias como um verdadeiro local.
Esta ideia é hoje mais importante do que nunca: dado o contexto económico atual, as pessoas procuram viajar por menos dinheiro e, após o isolamento vivido com a pandemia, conhecer pessoas e experimentar algo diferente quando se viaja é mais interessante. Portanto, agora é o momento ideal para ficar num quarto na casa de outra pessoa. Mas para que ainda mais pessoas vivam esta experiência, é essencial que se sintam confortáveis com os anfitriões.
Hoje, a plataforma introduz a Airbnb Quartos, um regresso melhorado à sua essência. Os hóspedes pediram para saber um pouco mais sobre a pessoa com quem iriam partilhar um teto. Assim, agora, todos os anúncios de quartos privados apresentarão o passaporte do anfitrião, uma carta de apresentação para que os hóspedes possam conhecê-los um pouco melhor antes de uma estadia. Estes quartos privados serão encontrados na categoria Quartos, que inclui mais de 1 milhão de anúncios, e também apresenta filtros redesenhados e novas opções relacionadas com a privacidade.
Brian Chesky, co-fundador e CEO da Airbnb, diz: “Com a Airbnb Quartos, estamos a voltar à ideia original a partir da qual tudo começou, recuperamos a nossa essência: partilhar. Os quartos na nossa plataforma são frequentemente mais acessíveis do que os de um hotel e permitem descobrir uma cidade de uma forma mais autêntica. Isto é a força motriz que impulsiona a Airbnb”.
Passaporte do anfitrião: a Airbnb quer que os viajantes conheçam um pouco melhor os anfitriões com quem estão hospedados antes de reservar, para que se sintam mais confortáveis. O passaporte, exclusivo da Airbnb Quartos, faz exatamente isso. Para o abrir, os hóspedes simplesmente clicam no ícone do passaporte e uma fotografia do anfitrião será exibida juntamente com todos os detalhes incluídos, tais como onde andaram na escola, em que trabalham, que línguas falam e o que os apaixona.
Nova categoria Airbnb Quartos: agrupa 1 milhão de quartos privados, com acesso a espaços partilhados, como a cozinha, a sala de estar e o quintal.
Filtros redesenhados: o filtro “tipo de alojamento” foi redesenhado, por isso agora é mais fácil alternar a pesquisa entre anúncios de quartos, espaços inteiros ou ambos. Além disso, graças ao novo filtro de preços, que é atualizado em função das suas escolhas, o preço médio para cada tipo de alojamento é mostrado de forma clara.
Novas funcionalidades de privacidade: quando se partilha uma casa, a privacidade é importante. Por isso, os anúncios dos quartos privados indicarão claramente se a porta do quarto tem fechadura. A página do anúncio também mostrará se as casas de banho são partilhadas ou privadas, bem como se estarão na casa outras pessoas, que não o anfitrião, durante a estadia.
Mais de 50 novidades e melhorias baseadas nos comentários da comunidade
A Airbnb prevê um grande aumento nas viagens, por isso está a preparar-se e a introduzir uma série de novidades baseadas nos comentários dos viajantes e dos anfitriões.
Com o objetivo de melhorar o seu serviço, a Airbnb centrou-se no design. O primeiro passo foi detalhar de forma gráfica o percurso dos utilizadores na plataforma: registo, reserva, check-in, check-out, bem como todos os passos pelo meio. Depois, elaborou um modelo que abrangia a experiência completa, com um registo de todos os ecrãs, as políticas e as interações dos utilizadores. Logo se analisaram milhões de pedidos de Apoio ao Cliente e criou-se um mapa dos mesmos ao longo da jornada. Por último, foram revistas milhares de publicações nas redes sociais e falou-se com centenas de milhares de hóspedes e anfitriões sobre como melhorar a Airbnb.
“Milhões de pessoas deram-nos a sua opinião sobre como melhorar a Airbnb. Nós ouvimos”, explica Brian Chesky. “Hoje, apresentamos o mais extenso conjunto de novidades da nossa história. E, como sempre as orientámos para o design, nunca deixámos de avançar. Estas 50 novas funcionalidades e atualizações são apenas o começo. Continuaremos sempre a melhorar a Airbnb”.
Estas são apenas algumas das mais de 50 novas funcionalidades e atualizações que vamos lançar para os viajantes a partir de hoje:
- Instruções de check-out mais claros: os hóspedes agora podem ver as instruções de check-out na página do anúncio antes da Além disso, receberão um lembrete sobre o que têm de fazer antes de saírem da página. Depois, durante o processo de avaliação, podem informar a Airbnb se considerarem que alguma das tarefas lhes pareceu excessiva. Os anúncios que recebam repetidamente avaliações baixas por tarefas pouco razoáveis serão removidos da Airbnb.
- Mapas melhorados: mais de 80% dos utilizadores utilizam mapas, pelo que a Airbnb melhorou o desempenho, a forma como os marcadores funcionam ao fazer zoom ou ao mover o mapa, e os resultados apresentados ao pesquisar.
- Novidades na listas de favoritos: uma nova interface, a possibilidade de guardar anúncios com um único toque e um calendário melhorado que inclui dados sobre a disponibilidade dos anúncios guardados. Também será possível adicionar notas para que os hóspedes não se esqueçam porque gostaram de um alojamento.
- Mais fácil encontrar estadias mensais a preços acessíveis : agora, ao procurar um alojamento para mais de três meses, o custo da taxa paga pelos hóspedes é consideravelmente mais baixo após o terceiro mês. No caso dos EUA, os hóspedes também podem poupar em estadias superiores a um mês se decidirem pagar através de uma conta bancária diretamente associada ao seu perfil. Para as pesquisas, há uma interface que permite selecionar facilmente intervalos de 1 a 12 meses de duração.
- Apoio ao cliente prioritário durante uma estadia: a Airbnb criou uma equipa de Apoio ao Cliente disponível 24 horas para que os utilizadores tenham assistência prioritária durante as suas viagens, e estabeleceu como objetivo responder a 90% das chamadas em inglês em dois minutos ou menos.
- Pagamentos a prazo: graças a uma nova parceria com a Klarna, os hóspedes nos EUA e no Canadá poderão pagar as suas estadias em quatro pagamentos parciais sem juros num prazo de seis semanas. Para reservas superiores a 450 euros, os hóspedes podem pedir para fazer o pagamento mensalmente (apenas disponível nos EUA). Esta opção estará disponível em mais países ao longo do ano.
- Crédito de remarcação de reserva imediato : se um anfitrião cancelar quando faltam 30 dias ou menos para o check-in, a maioria dos hóspedes receberá um crédito imediato, para poderem reservar um alojamento alternativo o mais cedo possível.
Entre estas mais de 50 novidades, 25 das melhorias são para os anfitriões, incluindo novas ferramentas que os ajudarão a estabelecer preços mais competitivos, adicionar descontos semanais e mensais de forma mais simples, além de lhes permitir comparar os seus anúncios com outros semelhantes da mesma região. A Airbnb também incluirá uma vista anual no calendário e será possível adicionar facilmente instruções de check-out, recibos de leitura e novas respostas rápidas para a função de mensagens, entre outras coisas.