A Arábia Saudita é capaz de surpreender em qualquer altura do ano e, este verão, apresenta algumas propostas que conseguem baixar alguns graus a temperatura ambiente, descubra o lado mais fresco deste Reino.
Os exploradores mais ousados poderão desfrutar de uma escapadela às amenas temperaturas das terras altas de Aseer ou visitar as perfumadas quintas de rosas de Taif; enquanto que, para os aventureiros, acampar nos luxuriantes terrenos de Al Baha oferece um retiro único. Os que procuram o exotismo podem entregar-se à vida luxuosa de um resort ao longo das margens imaculadas do Mar Vermelho ou mergulhar na rica história e nas paisagens deslumbrantes de AlUla. Para os entusiastas de eventos, a vida vibrante das cidades de Jeddah e Riade garante que há sempre algo de excitante a acontecer.
A Arábia Saudita tem algo para todos os gostos, tornando-a um destino perfeito para o verão.
A primeira proposta leva-nos a Aseer, onde as temperaturas são mais frescas. Nas montanhas, não só as vistas panorâmicas do teleférico de Al Soudah são incríveis, como também há uma série de atividades na natureza disponíveis, como caminhadas nas frescas terras altas do sul e exploração de florestas exuberantes e vales encantadores, ou parapente sobre as montanhas, com a opção de fazer tandem com um piloto profissional.
A aldeia histórica de Rijal Almaa, Património Mundial da UNESCO, é uma visita obrigatória em Aseer. Aí poderá aprender sobre a forma de arte Al Qatt Al Aseeri, iniciada por mulheres. Para uma vista de cortar a respiração, é obrigatório visitar a Cidade Alta, de onde se podem admirar os deslumbrantes vales de Abha. E para quem viaja em setembro, o Festival Flowerman é particularmente colorido e mostra a cultura da tribo indígena Aseri, com os homens a usarem coroas de flores como toucados. Taif é a jóia escondida da Arábia Saudita e outro destino onde as temperaturas são mais amenas. Isto faz com que seja um destino de verão muito popular entre os sauditas, valendo bem a pena uma escapadela de verão. Situada nas encostas orientais das montanhas de Sarawat, a cerca de 1700 metros acima do nível do mar, Taif é famosa pela produção de rosas. É possível fugir ao calor e ao barulho da cidade num dos parques de campismo de Taif, em Ahway, ou reservar uma visita guiada a alguma das suas 2.000 quintas produtoras de rosas. Uma visita interessante poderá ser à fábrica Alshiokh, onde se pode conhecer o processo de fabrico de produtos compostos principalmente por extrato de óleo de rosas. As rosas colhidas em Taif, depois de pesadas, passam por um processo em que é adicionada água de rosas e submetidas a altas temperaturas para iniciar o processo de destilação e extração da gordura das rosas para criar produtos naturais como sprays corporais refrescantes, sabonetes, hidratantes para a pele e incenso.
Esta é uma das regiões menos visitadas pelos turistas, mas nem por isso menos interessante. Passear pelo souk de Taif, um dos maiores do país, é um verdadeiro prazer. Aqui pode encontrar quase tudo, desde artesanato, mel local, água de rosas ou simplesmente desfrutar de uma chávena de chá de menta. Taif é também a capital saudita da fruta biológica, por isso não perca os pêssegos, as romãs, as uvas e as tâmaras.
As terras virgens de Al-Baha, por outro lado, estão repletas de florestas densas, montanhas, cascatas e vales de natureza cativante. A região também preserva uma história antiga, evidenciada pelas inscrições e desenhos deixados nas suas montanhas e vales, bem como um rico património de tradições antigas, evidenciado pelos seus pratos tradicionais, aldeias históricas, museus e os seus mercados populares. Os amantes da aventura divertir-se-ão imenso no Parque Florestal de Raghadan.
Os viajantes podem reservar uma escapadela romântica no resort Shada Cave, longe da azáfama da cidade, e desfrutar da hospitalidade saudita com vista para a vegetação de Al Baha, onde são cultivados legumes, cereais e frutos sazonais, como uvas, romãs, maçãs, pêssegos e figos da Índia. A apicultura é um ofício antigo nesta região, pelo que os viajantes podem também visitar os produtores de mel locais para provar e comprar os seus produtos.
Uma visita obrigatória em Al-Baha é a antiga aldeia de Dhi Ayn, Património da Humanidade da UNESCO, onde se pode mergulhar em tradições ancestrais que foram transmitidas através das gerações.
Em AlUla, as noites mais frescas e a baixa humidade fazem deste local um destino de verão excecionalmente atrativo na Península Arábica. Quer seja para rejuvenescer o corpo e a mente, para embarcar numa aventura inesquecível ou mesmo para teletrabalhar no meio de paisagens de cortar a respiração, AlUla promete um verão mágico cheio de experiências inesperadas. É o primeiro local da Arábia Saudita classificado como Património Mundial da UNESCO, situado no deserto do noroeste, com túmulos espantosos que abrangem 7000 anos de história, bem como formações rochosas espantosas, como a Pedra do Elefante, com 52 metros de altura, que contrastam com o oásis verde de AlUla.
A oferta de actividades em AlUla é variada, desde desportos de aventura a festivais como o Azimuth AlUla, que oferece uma espetacular fusão de arte e música num cenário de cortar a respiração. AlUla também impressiona pela sua variedade de alojamento, desde as tendas de luxo do Banyan Tree AlUla até ao resort no deserto Habitas AlUla. E, claro, não perca a oportunidade de provar a requintada cozinha de Maraya ou de desfrutar da experiência de observação das estrelas em Gharameel, com visitas guiadas pelas galáxias.
A próxima paragem leva-nos a Yeda, que é a porta de entrada para o Mar Vermelho e um convite para explorar a sua costa fascinante. De praias de areia branca a aventuras subaquáticas em ricos recifes de coral, Jeddah oferece um paraíso como nenhum outro.
Descobrir o passeio marítimo ao pôr do sol, enquanto a cidade se ilumina, visitar o aquário, reservar um passeio de barco para descobrir a costa intacta, deliciar-se com os espetaculares centros comerciais ou deambular pelas ruas de Al-Balad, a cidade velha, são algumas das atividades a não perder numa visita a Jeddah.
A partir de Yeda, o Mar Vermelho está posicionado para ser o próximo grande destino de verão da Arábia Saudita, com as suas mais de 90 ilhas de praias imaculadas, vulcões adormecidos, vastas dunas do deserto, desfiladeiros de montanha e locais culturais. A joia deste enorme destino orientado para a sustentabilidade é, evidentemente, o próprio Mar Vermelho. Conhecido pelas suas águas excecionalmente quentes, o Mar Vermelho está repleto de biodiversidade e de deslumbrantes recifes de coral. Por isso, não é de admirar que o mergulho no Mar Vermelho seja uma das atividades mais populares. As suas águas albergam mais de 1.000 espécies de peixes e mais de 300 espécies de corais, com recifes que podem ter até 7.000 anos.
Para além das atividades aquáticas, como a vela, o caiaque e o windsurf, é possível observar aves, fazer caminhadas, andar de bicicleta e escalar no interior.
Os amantes do luxo encontrarão resorts únicos, como o Nujuma by Ritz-Carlton, o The St. Regis Red Sea Resort ou o Six Senses Southern Dunes, The Red Sea.
Finalmente, uma visita à Arábia Saudita não está completa sem uma paragem para descobrir Riade, a capital, onde a modernidade se mistura com a história da região para criar uma experiência eclética, desde centros comerciais de luxo a antigas fortalezas no deserto.
Na movimentada cidade de Riade, as refeições podem ser apreciadas em restaurantes luxuosos com serviços distintos que oferecem uma cozinha baseada em pratos internacionais, ou em restaurantes locais que tentam o viajante com sabores autênticos e uma mistura de especiarias da cultura saudita. As opções são variadas e vão desde um jantar romântico no Bujairy Terrace até uma noite de refeições requintadas e compras no Via Riyadh.
A cidade também acolhe grandes eventos culturais e oferece uma vasta gama de opções de entretenimento, incluindo o emocionante Campeonato do Mundo de Desportos Eletrónicos, proporcionando novas e excitantes experiências a todos os visitantes. E para os amantes da história e da cultura, vale sempre a pena uma viagem. a At-Turaif, um espetacular património da UNESCO em Diriyah.