por Silvia Guimarães
Portugal marcou presença pelo quarto ano consecutivo no Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos maiores eventos do setor na América Latina, realizado entre 7 e 10 de novembro, no Rio Grande do Sul. Representado por Lídia Monteiro, vogal do Turismo de Portugal, o país reafirmou a sua posição como um destino privilegiado no mercado brasileiro e sul-americano.
“Portugal é sempre bem recebido no Brasil e, aqui na Festuris, em particular, sentimos o mesmo acolhimento especial”, destacou Monteiro, sublinhando que a organização do evento “vê Portugal como uma referência e assegura um lugar de destaque”. Este ano, o stand português, tal como no ano passado, integrou a área “Luxury”, voltada para o turismo de alto padrão. Portugal foi o único país estrangeiro posicionado nesta secção, reforçando a sua imagem enquanto destino exclusivo e diferenciado.
Redução de participação, mas com aposta estratégica
Apesar de contar com apenas quatro regiões turísticas representadas – Porto e Norte, Alentejo, Algarve e Madeira –, em comparação com as seis do ano anterior, a participação portuguesa manteve um enfoque estratégico. Segundo Lídia Monteiro, dois factores influenciaram a redução: a falta de voos diretos para Porto Alegre, decorrente das recentes cheias que afectaram o aeroporto local, e que a TAP pensa retomar no final de março ou início de abril de 2025, e a coincidência com a WTM, a maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo.
“Mesmo com estas limitações, a aposta no sul do Brasil mantém-se pela sua capacidade de influência em outros mercados latino-americanos, como a Argentina e o Uruguai”, explicou. A vogal destacou ainda a crescente presença portuguesa na Argentina, com a participação na Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires este ano, um movimento que reforça a abertura deste mercado a Portugal.
A sessão inaugural do Festuris incluiu uma distinção especial para Portugal, além da habitual homenagem ao país convidado, que nesta edição foi a República Dominicana. Lídia Monteiro destacou ainda que Portugal foi o único destino presente no jantar oficial da feira, uma honra que “reflete bem a forma como olham para o nosso país e a importância de estarmos aqui presentes”.
“Portugal is Art”: cultura como base de um turismo sustentável
Nesta edição do Festuris o Turismo de Portugal apresentou a campanha “Portugal is Art” (Portugal é arte), que sublinha o papel da cultura na promoção de um turismo sustentável e direcionado para viajantes exigentes. “Viajar em Portugal é descobrir a arte de bem receber, a arte das tradições e, em cada recanto, a arte das nossas paisagens”, afirmou Monteiro.
O stand português também deu destaque a nichos como o enoturismo, o turismo literário, o turismo de natureza e o turismo de bem-estar. “O mercado brasileiro tem mostrado grande interesse em experiências como cycling e walking, áreas que estamos a desenvolver de forma significativa”, referiu a responsável, recordando ainda que foi com o mercado brasileiro que Portugal começou a explorar o turismo literário, promovendo o legado de escritores nacionais como Fernando Pessoa e José Saramago.
Brasil: um mercado estratégico para Portugal
Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado emissor de turistas para Portugal, atrás do Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Estados Unidos. No entanto, a diversidade dos fluxos turísticos brasileiros tem sido um fator importante para o desenvolvimento do turismo no interior de Portugal.
“Os brasileiros viajam por todo o território, o que é crucial para quebrar a sazonalidade, promover a coesão regional e fortalecer produtos turísticos fora dos grandes centros”, frisou Lídia Monteiro.
Com esta participação no Festuris e uma aposta clara na América Latina, Portugal reafirma o seu compromisso em consolidar-se como um destino de excelência, tanto para o mercado brasileiro como para os crescentes interesses turísticos de outros países da região.
A jornalista viajou a Gramado a convite da TAP e do Festuris