O Bordado Madeira é sinónimo de qualidade e tradição. É a personalização de uma peça, com uma minúcia absolutamente impressionante, que prevalece ao longo dos tempos. Feito manualmente, com perícia e conhecimento transmitido ao longo de gerações, cada peça bordada é um testemunho da paciência, criatividade e dedicação das bordadeiras.
No Bordado Madeira utilizam-se diferentes tipos de pontos, como garanito, caseado, bastido, richelieu e ponto de corta. As habilidosas bordadeiras, verdadeiras mestres na execução, utilizam estes pontos para produzir peças de uma beleza e qualidade incomparáveis, transformando cada trabalho numa autêntica obra de arte. Consoante a dimensão do desenho estampado e o tipo de ponto utilizado em determinado artigo, podem ser necessários vários meses para bordar, por exemplo, uma única toalha de mesa, uma gola, entre outros.
Na suavidade de cada peça, feita com recurso a diferentes materiais como o linho, o algodão, a seda natural ou organdi, encontramos um selo de qualidade, já que todo o bordado passa pela aprovação do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que certifica, com o selo de garantia, a autenticidade de todas as peças.
Esta arte tem origem nos primórdios da colonização da Madeira, e surge como forma de decoração de artigos do lar, do vestuário e das Igrejas. Segundo algumas fontes, estes trabalhos eram inicialmente elaborados por fidalgas, tornando-se mais tarde num símbolo de qualidade e sofisticação.
A partir do sec. XIX, o Bordado Madeira ganhou fama internacional, uma vez que certos negociantes ingleses estabelecidos na Ilha começaram a sua exportação para o Reino Unido.
Posteriormente, apareceram as primeiras casas de bordado e consequentemente deu-se um aumento da exportação para vários países como Alemanha e EUA.
No século XX, a exportação conquista um estatuto mundial, destacando-se novos mercados como a Itália, os Estados Unidos, a América do Sul e a Austrália. Outros mercados importantes foram França, Singapura, Holanda e Brasil.
Atualmente existem na Região cerca de dez empresas de bordados, andando o número de bordadeiras à volta de mil.
Nos últimos anos o Bordado Madeira destacou-se em eventos internacionais de alta-costura, como os desfiles da Chanel e de Jeff Garner, bem como em feiras de artes e ofícios na Itália, entre outros. Esteve sempre em grande destaque e foi amplamente apreciado por todos.
Devido à sua minúcia, perfeição e beleza, o Bordado Madeira é mais do que uma simples forma de artesanato; é uma manifestação artística que combina a cultura e a tradição da Madeira, podendo, por isso, cada peça ser considerada uma obra de arte de excelência.