A Madeira e o “Bailinho”

Grupos de Folclore ©Francisco Correia

O folclore é uma manifestação genuína da tradição cultural da Madeira e que hoje persiste graças aos grupos folclóricos da Região. O marco do folclore madeirense é o ‘Bailinho’ que, para além da dança, faz-se acompanhar de voz e instrumentos musicais tradicionais da Região.

A genuinidade da história do povo madeirense espelha-se, então, nos movimentos e na música que recriam, assim, momentos do quotidiano das suas gentes, como as tradições pastorais, a lavoura, o amor, entre outros.

Grupos de Folclore ©Madeira Wine Company

No arquipélago da Madeira, as freguesias e as respetivas Casas do Povo, apresentam orgulhosamente os seus grupos folclóricos, que são compostos, na sua maioria, por filhos da terra. A maior parte destes grupos apresenta-se ao público em eventos culturais ou festas tradicionais, onde despertam a atenção de locais e turistas. De salientar que, também na região, realizam-se galas internacionais de folclore nas quais, o folclore madeirense surge ao lado de grupos de outros países.

Brinquinho ©Francisco Correia

Os instrumentos musicais usados no folclore merecem especial atenção pela sua variedade e autenticidade. São alguns deles: o machete, o rajão, a braguinha, a viola de arame, o triângulo e o popular ‘brinquinho’ de fabrico original e local.

Merece referência o facto curioso de o machete, o rajão e a braguinha terem sido levados para o Havai aquando da emigração de madeirenses para aquele arquipélago a fim de trabalharem no cultivo da cana de açúcar, dando aí origem ao Ukulele, hoje o mais reconhecido instrumento musical do Havai.

Braguinha ©Francisco Correia
Acordeão ©Francisco Correia

No que diz respeito às vestes, ainda que estas tenham influências minhotas, mouriscas, africanas e flamengas, o traje madeirense tem na sua combinação de cor, no seu chapéu e nas suas botas, detalhes de especial unicidade. Aliás, as coloridas saias das “viloas” têm vindo a inspirar vários artistas, por exemplo, em trabalhos de moda, servindo de ponto de partida para coleções de pronto a vestir.

Carapuça ©Francisco Correia
Botas de Vilão ©Francisco Correia

Assim, é seguro afirmar que o folclore é um dos grandes símbolos da expressão cultural madeirense e que assistir a uma das atuações dos diversos grupos folclóricos que muitas vezes invadem as avenidas do Funchal, em datas festivas, torna-se uma atividade obrigatória para todos aqueles que querem conhecer mais sobre os costumes e tradições do povo madeirense.

Grupos de Folclore ©Francisco Correia

Na sua visita à Madeira e ao Porto Santo, esteja atento e procure saber onde e como, pode presenciar um genuíno e animado espetáculo folclórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui