Viana do Castelo é Amor. Amor pelas tradições. Amor pela cultura. Amor pelas festas e romarias. Amor por aquilo que nos distingue e nos torna únicos. É amor pela natureza, pelas serras e montanhas, pelos trilhos, ecovias e caminhos, pelas cascatas, pelas paisagens e pelos miradouros, pelos cantos e recantos que a todos encantam.
É também amor pela arquitetura, passeando-se tranquilamente entre o antigo e o contemporâneo, numa mescla entre um centro histórico bem cuidado e uma zona ribeirinha moderna e irreverente.
Viana é amor pela boa comida, que tem por base os produtos do nosso mar e do nosso rio, dos animais criados nas nossas terras verdejantes e dos bens cultivados nos nossos campos.
Destaca-se com uma gastronomia que tem por base o peixe e os produtos frescos e típicos, onde é rei o Bacalhau à Viana e a rainha é a Torta de Viana, em refeições sempre acompanhadas pelos vinhos verdes da região.
Viana é amor por um acolhimento caloroso e uma hospitalidade que abraça tudo e todos.
Somos feitos de amor por tudo aquilo que nos representa, numa “chieira” tão tipicamente nossa.
A PRAÇA DA REPÚBLICA é, há quinhentos anos, o centro cívico de Viana do Castelo, onde se destaca um chafariz recentemente recuperado e reabilitado, verdadeiro ponto de encontro de famílias e amigos e local de registos fotográficos para mais tarde recordar.
Já na frente ribeirinha da cidade, realça-se a contemporânea Praça da Liberdade de Fernando Távora, o grande arquiteto do modernismo português, a Biblioteca Municipal de Siza Vieira e o Centro Cultural de Eduardo Souto Moura, ambos arquitetos Pritzker.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus é um dos monumentos mais conhecidos no território português, assumindo-se como um verdadeiro postal da cidade. Para uma visita completa a este ex-libris, sugere-se o centenário Elevador de Santa Luzia, usufruindo da mais longa viagem de todos os funiculares existentes no país.
SENDO ESTA UMA CIDADE NÁUTICA, de mar e rio, os desportos náuticos assumem-se, cada vez mais, como a força motriz do turismo desportivo, aproveitando a excelência dos quatro centros náuticos do concelho, construídos para o remo, a canoagem, o surf e a vela.
A cidade tem o privilégio de acolher, na antiga doca comercial, um navio que representa uma parte importante da história da cidade e do país: o Navio Hospital Gil Eannes. Em 2025, celebramos os 70 anos do seu lançamento ao mar, recuperando a sua história e memória, promovendo a sua relevância para a construção naval, para a pesca, para Viana e para os vianenses.
CONCELHO RICO EM TRADIÇÕES. Este é, acima de tudo, um concelho rico em tradições. As Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que celebramos este ano de 12 a 20 de agosto, são o nosso maior orgulho, a rainha das romarias, a maior de Portugal, projetando-nos em todo o mundo. O nosso traje à vianesa é um dos grandes símbolos do país, reconhecido como “marca” no país e no estrangeiro pelo colorido e originalidade das suas peças. Intimamente ligada ao traje, a arte de bem trajar e ourar apresentada pelas nossas mulheres, verdadeiras embaixadoras da nossa cultura.
É também um concelho que cresce a olhos vistos em termos turísticos, apresentando ofertas e atividades variadas para os mais diversos gostos e idades. Somos cidade acolhedora e, por isso mesmo, cada vez temos mais turistas, turismo de maior qualidade e ao longo de todo o ano.
EM BOA VERDADE, Viana é cenário natural de indescritível beleza, com um conjunto de espaços dedicados à receção e acolhimento de quem visita a cidade e o concelho, com unidades hoteleiras de referência, cafés e restaurantes de elevada qualidade, equipamentos de excelência para a promoção de eventos culturais, desportivos, associativos ou empresariais.
Viana do Castelo é distinta, bela e apaixonante, com a beleza da montanha, a calma do rio e a força do mar. Um território de excelência onde se encontram todas as condições para Viver, Investir, Estudar, Visitar, Descobrir e Crescer.
Viana fica no Coração!
Descubra mais em www.cm-viana-castelo.pt