Albufeira: destino cheio de surpresas

Albufeira é muito mais do que praias estupendas e animação sem rival. Este destino de prestígio internacional ambiciona oferecer muitas outras propostas, assentes na autenticidade, diversidade e sustentabilidade.

Num tempo em que os destinos turísticos competem por atenção, Albufeira dá um passo firme rumo ao futuro, assumindo uma estratégia inovadora para a captação de novos turistas e o reposicionamento da sua imagem. Sob o lema “Albufeira faz parte da sua vida”, a nova abordagem pretende renovar o vínculo emocional com quem já conhece o destino e atrair novos públicos com propostas assentes na autenticidade, diversidade e sustentabilidade.

DESTINO SUSTENTÁVEL. Albufeira é reconhecida como o principal destino de Sol e Mar em Portugal, mas o caminho agora traçado ambiciona mais: tornar a sua oferta num exemplo de turismo equilibrado e consciente, capaz de gerar valor para visitantes, residentes e empresas locais. A estratégia propõe uma evolução para um modelo multiproduto, que valoriza não só a oferta balnear, mas também cultura, natureza, gastronomia e bem-estar, reduzindo a sazonalidade e promovendo uma distribuição mais equilibrada dos fluxos turísticos.

Neste percurso, destaca-se o processo de certificação como Destino Turístico Sustentável, pela Earthcheck, certificação esta que alinha Albufeira com padrões internacionais de sustentabilidade ambiental, social, cultural e económica. É um marco estratégico que reforça o compromisso com um futuro mais responsável e resiliente.

Geoparque Algarvensis, Planalto do Escarpão

GEOPARQUE ALGARVENSIS. No âmbito da sustentabilidade ambiental, o Geoparque Algarvensis é um projeto que visa valorizar e promover o património geológico, natural e cultural dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira. Atualmente, é um território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO.

O Geoparque promove diversas atividades educativas e de sensibilização ambiental, como caminhadas temáticas e exposições, que visam dar a conhecer a história geológica da região e promover o geoturismo. Um legado para as gerações vindouras!

Zoomarine

ZOOMARINE. Igualmente ligado à preservação da natureza, o Zoomarine é muito mais do que um parque temático, é um convite à emoção, à educação ambiental e à conservação das espécies, tudo de forma divertida e envolvente.  Aqui, aprende-se a cuidar do Planeta com o coração aberto e os pés descalços na areia. É um daqueles sítios de visita obrigatória no Algarve: um lugar onde sorrisos se cruzam com descobertas e cada momento se torna inesquecível.

Art Reef Underwater by Vhils @Nuno Sá

ART REEF UNDERWATER BY VHILS. Esta exposição subaquática alia a criatividade de Vhils ao poder de criação da natureza, visando a sensibilização para a defesa dos oceanos. As 13 peças utilizadas nesta intervenção foram criadas a partir de materiais que, no passado, produziam eletricidade nas centrais a carvão da EDP. O artista transformou estes materiais em obras de arte e, por sua vez, com o tempo, a natureza vai transformar as obras num ecossistema de vida subaquática. As peças localizam-se a cerca de 12 metros de profundidade e só podem ser visitadas por quem tenha qualificação para mergulho.

Adega do Cantor, Albufeira

ENOTURISMO. Cada vez mais valorizada, esta vertente turística ganha uma expressão própria em Albufeira. A Adega do Cantor, localizada na Guia, oferece uma experiência única. A Adega foi pensada para o manuseamento cuidado e não agressivo da uva, de forma a dar mais liberdade e amplitude ao processo enológico, aspeto reforçado no campo pela vindima manual. Em 2024, abriu as suas portas aos visitantes, para visitas guiadas, onde é possível conhecer todo o processo por trás de cada vinho.

Por seu lado, a Quinta do Canhoto é o paradigma do saber-fazer, onde a tradição e o conhecimento passaram de geração em geração, para dar origem a um vinho único, o Esquerdino. As experiências de enoturismo, disponíveis durante todo o ano, incluem o passeio pelas vinhas, a visita à Adega e a degustação na sala de provas, com vista sobre o jardim, as vinhas e o mar.

Paderne Medieval

FIM DE ANO EM ALBUFEIRA. A aldeia de Paderne termina habitualmente o ano com uma viagem no tempo. Durante 4 dias, a Feira Medieval transforma esta freguesia num cenário do século XIV, onde não faltam encenações históricas, demonstrações de artes e ofícios, manjares medievais e muita animação.

O Albufeira Carpe Nox é o ponto de encontro na noite de Fim de Ano. Um espetáculo multissensorial de música, luz e pirotecnia que pintam o céu noturno e dão vida à baía de Albufeira, juntando milhares de pessoas na Praia dos Pescadores. Com um formato único a nível mundial, é considerado um dos maiores fins de ano de ano de Portugal.

Albufeira Carpe Nox

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui