Uma das épocas mais esperadas do ano está já ao virar da esquina e nada como programar uma viagem para viver o verdadeiro espírito natalício no seu esplendor. Seguem-se cinco itinerários em alguns dos mercados de Natal mais emblemáticos da Europa.
A Alemanha é um país que se veste a rigor para receber o Natal e, por isso, a maioria das suas cidades celebra esta época especial com mercados de Natal nas suas principais praças. É o exemplo de Berlim e de Dresden, que ficam repletas de luzes festivas e com as suas avenidas decoradas para a ocasião. O mercado de Natal na Gendarmenmarkt, em Berlim, ou o mercado natalício de Striezelmarkt em Dresden, a uma viagem de comboio, são algumas das sugestões que se pode usufruir durante quatro dias desde 940 euros por pessoa.
Ali ao lado, na capital da Chéquia, a proposta é perder-se por entre as cabanas de madeira decoradas com grinaldas e enfeites brilhantes na Praça da Cidade Velha ou na Praça Wenceslau. O vinho quente e a gastronomia local aquecem esta escapadela de três dias, a partir de 325 euros por pessoa, a quem quiser respirar o espírito natalício de Praga.
Em Viena, na Áustria, os mercados de Natal são uma tradição milenar, que remonta à Idade Média, quando, em 1926, Albrecht I concedeu aos cidadãos de Viena o privilégio de realizar um mercado de dezembro ou o chamado “Krippenmarket”. Atualmente, mais de 20 mercados oficiais do Advento vendem uma vasta gama de presentes e doces tradicionais, sem esquecer o “punsch” vienense.
Em Vilnius, capital da Lituânia, reconhecida pelos mais de 1200 edifícios medievais e 48 igrejas, sugere-se viver de perto o animado mercado de Natal no centro da cidade velha, podendo depois visitar o Museu contemporâneo MO e assistir ainda a um espetáculo no Teatro Nacional de Ópera e Balett da Lituânia, num itinerário disponível desde 775 euros por pessoa.
Se o objetivo for celebrar o espírito natalício mais perto, o Funchal oferece também um mercado de Natal à altura de qualquer outra cidade europeia, mas com um clima mais ameno. Se o clima permitir, pode-se sempre sentir os aromas da época com o sol característico da Pérola do Atlântico.
Fonte: Lusanova




