Amadeus regista crescimento de 15,1% em receitas no primeiro semestre

A Amadeus IT Holding S.A. apresentou esta segunda-feira os resultados financeiros e operacionais para o primeiro semestre do ano de 2016, com um resultado líquido ajustado de 494,5 milhões de euros, o que significou um crescimento de 17,9% em relação ao mesmo período de 2015, fundamentado por um aumento de receita de 15,1% para 2,275.5 milhões de euros e um crescimento de EBITDA de 16,5% para 907,1 milhões de euros. O fluxo de caixa livre cresceu 23,2% no primeiro semestre, com o rácio da dívida de 1.31x EBITDA.

O crescimento da receita foi de 7,5% para 1,520.5 milhões de euros. As reservas aéreas das agências de viagens subiram 5% para 279.3 milhões de euros, superando o crescimento da indústria GDS em 2,2%. Desta forma, a quota de mercado cresceu um ponto percentual, atingindo os 43,2% no mercado.

Cerca de 75% das reservas aéreas feitas através do sistema Amadeus mundial foram com companhias aéreas que têm acordo com a Amadeus. Desde o início do ano, novos contratos ou renovações de contratos foram assinados com 21 operadoras, incluindo a LATAM Airlines Group S.A. (“LATAM”), a Virgin Australia, a Emirates, a Air Cairo e a Etihad Airways.

O crescimento também se fez notar nos segmentos low cost. A Spring Airlines, a companhia aérea low cost chinesa, disponibilizou os seus conteúdos através do sistema Amadeus. Além disso, os agentes de viagens que utilizam o sistema Amadeus podem agora reservar as Fare Business Plus da Ryanair. Os utilizadores do sistema Amadeus têm acesso a um inventário de mais de 80 companhias low cost e híbridas no mundo. As reservas deste segmento cresceram 17% no primeiro semestre de 2016 em comparação a 2015.

Os clientes Amadeus, onde se incluem a LATAM, a Flybe e a Ukraine International Airlines, continuam a contratar as nossas soluções de merchandising. A partir do final do primeiro semestre, 63% das reservas aéreas globais processadas através do sistema Amadeus permitiam a contratação de serviços auxiliares. No final do primeiro semestre, 110 companhias aéreas tinham aderido ao Amadeus Airline Ancillary Services para o canal indireto, e das quais 86 já os tinham implementado. Incluindo os clientes que tenham contratado esta solução tanto para o seu canal indireto ou canal direto, o número de companhias aéreas contratadas é de 157, em que 121 dos quais já foram implementadas.

As soluções Fare Families da Amadeus, que permitem às companhias aéreas distribuir tarifas de marca, tinham 39 contratos em vigor, incluindo os recém-assinados Scandinavian Airlines, Iberia e Ural Airlines. 30 clientes, incluindo a WestJet do Canadá, implementaram já a solução Fare Families,.

As vendas de merchandising através do canal de distribuição indireto Amadeus tiveram um recorde neste primeiro semestre, com um aumento de 80% nos serviços auxiliares aéreos vendidos através do sistema Amadeus, sobretudo através das mais de 30 agências de viagens on-line (OTAs) globais que integram as soluções de merchandising Amadeus.

A consolidação com a Navitaire contribuiu significativamente para a performance das soluções de TI.

As receitas aumentaram em 34.4% e alcançaram os 754.9 milhões de euros. Os passageiros embarcados tiveram um créscimo de 75.7% com um total de 622.4 milhões em que 229.5 milhões foram da Navitaire.

Luis Maroto, presidente & CEO da Amadeus, avança que “o forte primeiro semestre de 2016 é o resultado do crescimento contínuo dos nossos core businesses e da contribuição positiva das nossas mais recentes aquisições”. Por outro lado, “a nossa área de distribuição continua a crescer mais rapidamente do que a indústria, e a sua posição competitiva mais uma vez aumentou, para 43,2%. A nossa estratégia de diversificação geográfica continua a dar frutos sendo a Ásia & Pacífico e a América do Norte as regiões de maior crescimento para a Amadeus. Continuamos a investir em tornar o nosso GDS o sistema mais eficiente na distribuição de produtos de viagem, como indica o sucesso das nossas soluções de merchandising: 157 companhias aéreas confiam em nós para a distribuição dos seus serviços auxiliares através dos canais diretos e indiretos”, acrescentou.

O responsável afirmou ainda que “o negócio de IT para companhias aéreas também revelou um forte crescimento no primeiro semestre de 2016. O número de passageiros embarcados com reservas feitas através da nossa plataforma Altéa cresceu 10,9%, suportado pelo crescimento da nossa base de clientes e entradas de novos clientes. Este forte desempenho foi complementado com a aquisição da Navitaire à Accenture, finalizado em janeiro. Graças à sua contribuição, o número total de passageiros embarcados usando sistemas PSS Amadeus aumentaram 75,7%, para 622,4 milhões”.

Várias companhias aéreas globais continuaram ainda a apostar nas soluções Amadeus. “A Malaysia Airlines escolheu a Amadeus como o seu novo fornecedor de PSS; a Singapore Airlines assinou o pacote completo das soluções Amadeus Revenue Management; o grupo Lufthansa contratou o Amadeus Altéa Departure Control Flight Management para todas as companhias aéreas da rede; e a Avianca tornou-se o parceiro de lançamento para Amadeus Anytime Merchandising”, mencionou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui