Porto de Galinhas: A melhor praia do Brasil

Considerada por muitos a melhor praia do Brasil, e até já tendo sido distinguida por isso mesmo inúmeras vezes, Porto de Galinhas surge por entre dunas, coqueiros e uma imensidão de céu e águas cristalinas.

Apenas a uma hora da cidade de Recife, percorridos em 64 km pelo sul do Estado brasileiro de Pernambuco, esta vila, localizada no município de Ipojuca, é o verdadeiro paraíso das águas mornas.

A Viajar foi, uma vez mais, conhecer esta maravilha do turismo brasileiro, a convite da TAP e da organização da feira Destination Brazil Travel Mart.

Segundo um nativo, a palavra Porto de Galinhas surge em 1850, altura em que era proibido o tráfego de escravos. Quando as embarcações, oriundas de África, davam à costa, traziam galinhas em cima de caixas, nas mo convés do barco vinha uma outra mercadoria, ilícita e clandestina, os escravos. Uma vez os barcos atracados, pela vila começava a correr o boato de que “tinha galinha nova chegando”. É claro que esta frase servia de senha e quando era proferida já se sabia do que se tratava. Daí Porto Rico ter passado a ser chamado de Porto de Galinhas.

Buggy e jangada, dois bons companheiros de viagem

Mais de 18 km de praias, preenchidos por imensos coqueirais e baobás (árvores africanas com mais de três séculos), deixam qualquer um atónito.

Um passeio de buggy de ponta a ponta a ponta é a melhor opção, sempre com muito protetor solar empalhado pelo corpo ou, caso contrário, o escaldão será certo. Mas, cuidado na hora de escolher o pequeno jipe em que irá realizar o seu passeio. Os de matrícula vermelha são os únicos licenciados pela prefeitura de Porto de Galinhas. Ao todo já ultrapassam as três centenas de buggys credenciados e há ainda cerca de 50 “pirateados” como os apelidam Eduardo Silva, de 54 anos, que se tornou “bugeiro” por conta própria, após ter sido despedido, ao final de 23 anos, da usina de cana-de-açúcar onde trabalhava. De sorriso fácil, afirma que trabalhar com turistas foi a melhor coisa que “apanhou” até hoje e garante ser “muito divertido”, tendo já o filho mais velho, de 21 anos, a seguir as suas pisadas.

Durante uma verdadeira aventura percorrida pela praia, coqueirais, estrada e caminhos ondulantes, de buggy poderá conhecer os municípios de Ipojuca e as suas praias de Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Sarrambi, Cacimbas e Toquinho. Por exemplo, na Praia do Pontal poderá fazer um pequeno passeio de barco pelo Rio Maracaípe e, caso tenha sorte, ver cavalos-marinhos; e na Praia de Muro Alto delicie-se com uma piscina natural de 3 km de extensão, que chega a atingir os 10 metros de profundidade, o que a torna excelente para nadar.

Leia o artigo completo na Edição de julho (nº 351) da revista VIAJAR – Disponível online

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui